24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Especial Educação

Humanização e desenvolvimento são prioridade no Colégio Americana

Proposta pedagógica do Colégio Americana visa não apenas o conteúdo escolar, mas sim formar o aluno como ser humano

Por Redação

13 de dezembro de 2020, às 11h00 • Última atualização em 13 de dezembro de 2020, às 11h10

O Colégio Americana se destaca no município pela proposta pedagógica contemporânea. A metodologia busca, além do conteúdo escolar, formar o aluno como ser humano. Essa identidade do colégio permite que o aluno seja o protagonista do processo de aprendizagem.

Para a diretora pedagógica Adriane Santarosa, ser humano é entender que o aluno possui suas individualidades e carrega emoções, mesmo convivendo em coletividade.

Diretora pedagógica Adriane Santarosa: “O aluno possui suas individualidades e carrega emoções, mesmo convivendo em coletividade” – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

“Quando eu sou humana, eu consigo falar claro e objetivamente com a pessoa. Consequentemente, eu consigo fazer essa pessoa chegar onde eu quero para que ela tenha um bom desenvolvimento. Um bom desenvolvimento não exclui uma boa humanidade, elas precisam caminhar juntas”, explicou.

Assim, o colégio se preocupa em preparar um ambiente seguro, acolhedor e também apto para aprendizagem. Toda a decoração é resultado de um trabalho e reflexão da equipe pedagógica para que o espaço gere um novo local para aprender.

“A escola precisa ser rica em espaço para aprender. O jardim, por exemplo, não é um simples jardim. Ele remete a algum desafio, reflexão ou sentimento. Um quadro, não é um simples quadro, ele é de um artista que tenha se engajado em alguma causa nobre”, conta Adriane, explicando que tudo tem um sentido e vale a pena discutir.

A identidade do colégio permite que o aluno seja o protagonista do processo de aprendizagem – Foto: Divulgação

Desse modo, a escola além de promover a reflexão, proporciona a integração entre os alunos e promove a troca de saberes. Assim, o estudante consegue realizar comparações e observa o aprendizado para fora da sala de aula.

O objetivo é que, por meio do diálogo, os alunos troquem informações entre eles e compartilhem conhecimentos.

Segurança
Em outubro, o Colégio Americana retomou as atividades presenciais com parte da turma da educação infantil. Desde então, os pais e alunos têm respeitado todas as medidas de segurança estipuladas.

A diretora pedagógica ressalta que todas as medidas de higiene já eram realizadas desde antes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas que se intensificou ainda mais agora.

O colégio se preocupa em preparar ambientes seguros, acolhedores e também aptos para aprendizagem – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Assim, a escola prosseguiu com as salas reduzidas, rodízio de atividades, separação de grupos durante o intervalo e higienização dos locais coletivos. Ela ainda intensificou a sanitização nas entradas, separação dos alunos em sala, retirou alguns objetos de uso coletivo e reforçou a comunicação entre pais e alunos para conscientização sobre o vírus.

Para 2021, a escola pretende voltar às atividades de maneira gradual e promover avaliações diagnósticas, que já eram realizadas, para observar se ocorreram lacunas de aprendizagem. Além disso, promover discussões entre os alunos de acolhimento de sentimentos.

Adriane ainda ressalta que a pandemia permitiu que os alunos que tinham resistência e dificuldade para estudar em casa, se adequassem a esse ambiente. “A volta presencial vai fortalecer a troca entre eles e vai facilitar que eles utilizem a plataforma online para realizar atividades em casa”, completou.

O Colégio Americana trabalha com cinco pilares que norteiam o aprendizado, sendo eles:

  • Desenvolvimento integral: a escola entende que o aluno é, além do intelectual, uma pessoa que possui características emocionais, afetivas, sociais e físicas, que devem ser trabalhadas de acordo com cada nível e ano escolar.
  • Espírito investigativo: incentivar a curiosidade dos alunos é uma forma de acesso ao conhecimento, para que o aluno pratique o que aprendeu para além sala de aula.
  • Individualidades: cada aluno possui características individuais, mesmo a escola trabalhando em grupos. Assim, o Colégio Americana reconhece e orienta individualmente cada aluno para que ele possa se desenvolver naquilo que tiver maior dificuldade, mas também incentiva para que ele possa avançar naquilo que se desatacar mais.
  • Cultura e sustentabilidade: o colégio trabalha para que os alunos tenham o conhecimento e reconheçam a importância da cultura, além de desenvolver práticas e atividades sustentáveis e cuidados com o meio ambiente para dentro e fora da escola.
  • Respeito: neste pilar, a escola assegura que os alunos convivam em um espaço respeitoso, que saibam conviver democraticamente com a diversidade e a individualidade de casa um.

Colégio Americana

Turmas do berçário ao 9º ano
Rua Cabo Oswaldo de Moraes, 152, Americana.
Telefone: (19) 3406-3713 ou (19) 3604-3713
contato@colegioamericana.com.br
Website: colegioamericana.com.br
WhatsApp: (19) 98386-4609
Facebook.com/colegioamericana
Instagram.com/colegioamericana

Conteúdo patrocinado produzido pelo LIBERAL sob demanda para clientes. Entre em contato pelo comercial@liberal.com.br ou no WhatsApp (19) 99708-8831.

Publicidade