09 de maio de 2021 Atualizado 19:15

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Especial Educação

Colégio Moraes está preparado para o próximo ano letivo

Com aulas presenciais já retomadas, todas as adaptações e rotinas já foram organizadas pelo colégio, atendendo as solicitações de protocolos sanitários do governo do Estado

Por Redação

13 dez 2020 às 11:00 • Última atualização 13 dez 2020 às 11:11

O Colégio Moraes está preparado para os desafios do ano letivo de 2021. Com a experiência das aulas presenciais retomadas desde novembro deste ano, a escola adaptou a rotina para seguir todos os cuidados possíveis de biossegurança diante da atual situação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O retorno às aulas no Colégio Moraes foi possível graças ao protocolo de segurança elaborado pela equipe pedagógica, que continha os itens obrigatórios exigidos pelos órgãos oficiais. A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Americana autorizou a retomada das aulas presenciais.

Há 25 anos atuando em Americana, o Colégio Moraes tem como objetivo a formação integral do aluno – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Toda a estrutura do Colégio foi adaptada para atender às solicitações de protocolos sanitários do Plano São Paulo, do governo do Estado, que exige o distanciamento entre alunos, higienização de mãos e calçados, aferição de temperaturas na entrada e retirada de objetos de acesso comum.

A equipe passou por um treinamento interno para garantir um acolhimento de retorno e também a segurança de todos. Assim, além de um manual enviado para as famílias e para os colaboradores, toda a escola recebeu cartazes de orientações, que também são repassadas para pais e alunos.

Mesmo com toda a estrutura, as aulas presenciais ainda são opcionais, caso o aluno prefira permanecer em casa. Assim, as aulas ocorrem ao mesmo tempo para as duas turmas e ambas interagem com o professor ao mesmo tempo.

O Colégio conta ainda com um auxiliar dentro das salas de aulas que mede a interação entre as duas turmas. Desse modo, o professor fica livre das tecnologias para poder ministrar a aula.

Alunos presenciais e à distância interagem durante as aulas – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Desde março, quando as aulas presenciais foram suspensas, o desafio principal foi levar conhecimento aos alunos num espaço de tempo menor, já que o Colégio entendeu que a redução da carga horária seria o melhor para os alunos, para que não ficassem tanto tempo na tela do computador.

A equipe pedagógica se esforçou para levar conhecimento aos alunos da maneira mais didática possível, mais lúdica e mais leve. As atividades complementares tiveram um prazo maior para serem entregues e as provas foram realizadas via plataforma on-line.

Todo o desafio só foi possível com o apoio das famílias, que se tornaram peça fundamental na educação das crianças em conjunto com a escola, e o preparo dos professores. O resultado foi muito importante para o desenvolvimento pedagógico das crianças.

A aceitação dos alunos à nova forma de aprendizagem foi boa. Eles se adaptaram e responderam positivamente ao modo de utilizar a plataforma e às novas regras da escola, como por exemplo, manter as câmeras ligadas, fechar o microfone durante a explicação do professor ou na fala do amigo.

Com o retorno das aulas, o horário pedagógico permaneceu o mesmo, até mesmo para acompanhar os alunos que optaram por permanecer em casa, sem que ninguém saia prejudicado.

Metodologia
Há 25 anos atuando no contexto educacional de Americana, o Colégio Moraes tem como objetivo a formação integral do aluno desde o berçário até o Ensino Fundamental II.

Em parceria com o Sistema COC de Ensino, é oferecida uma proposta pedagógica pautada nos valores, na socialização e no respeito pelo outro. O foco é formar cidadãos críticos e autônomos, aptos a exercer com excelência os ensinamentos adquiridos no Colégio.

As aulas presenciais foram retomadas com todos os protocolos sanitários de segurança – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Com uma equipe dedicada e qualificada, a prioridade é tornar a aprendizagem prazerosa e significativa, através de um material didático atualizado, dinâmico e um ambiente estimulador, lúdico, repleto de descobertas. O resultado esperado são indivíduos preparados para a vida, com valores nítidos perante a sociedade. Além das matérias que integram a matriz curricular, a escola conta com aulas de inglês, expressão corporal, musicalização, ballet, karatê, educação tecnológica, educação socioemocional e muito mais.

Paralelo a isso, o Colégio Moraes trabalha com diversos projetos (culturais, ambientais e sociais) e oficinas. As turmas de recreação que atendem as crianças de Nível I, Nível II e Ensino Fundamental do período integral dispõem também de um acompanhamento especial para a realização das tarefas.

Os alunos ainda contam com colônia de férias, feriados sem emendas, horário estendido e flexível, pronto atendimento da Help Móvel para qualquer situação de emergência e também aulas de apoio disponíveis para os alunos.

Colégio Moraes

Rua Pedro Vaz de Campos, 50, Campo Limpo – Americana
Telefone: (19) 3468-7373
E-mail: contato@colegiomoraes.com.br
Website: colegiomoraes.com.br
WhatsApp: (19) 98386-7666
Facebook.com/ColegioMoraes
Instagram.com/colegio_moraes

Painel de Negócios: conteúdo patrocinado produzido pelo LIBERAL sob demanda para clientes. Entre em contato pelo comercial@liberal.com.br ou no WhatsApp (19) 99708-8831.

Publicidade