Conjunto de características atrai empresas
Boa localização e potencial empreendedor são as principais características para atrair novas empresas ao município

A economia é dinâmica e em Santa Bárbara não é diferente. Com ampla área territorial e características atraentes, como localização próxima de rodovias importantes, o município atrai novas empresas e diversifica o seu polo econômico. É o novo dividindo espaço com o tradicional. São empreendedores que chegam após verem na cidade um potencial mercado para crescerem e outros que já se consolidaram na cidade, gerando empregos e arrecadação.

Impulso educacional
A FAM (Faculdade de Americana) é um dos empreendedores que escolheram Santa Bárbara para projetos de expansão. A instituição de ensino está implantando um polo educacional no município, na região próxima ao bairro Santa Rita. O prédio possui 24 mil metros quadrados e abrigará inicialmente cinco cursos de nível superior. Um deles será o de administração de empresas e os outros quatro na área de tecnologia. A localização de Santa Bárbara, próxima a Piracicaba e Limeira, foi um dos pontos considerados pela FAM ao escolher o município para o seu projeto de expansão. “Cerca de 25% dos nossos estudantes já são de Santa Bárbara. Além disso, queremos absorver também alunos de Piracicaba e Limeira e dentro dessa estratégia a localização de Santa Bárbara foi vital para que a cidade recebesse o projeto”, informa Eryvelton Baldin gerente comercial e de marketing da instituição e coordenador do curso de administração.
Segundo ele, a unidade barbarense da faculdade espera atender inicialmente 1.500 alunos. O processo de aprovação para a abertura dos cursos está no MEC (Ministério da Educação) e a expectativa é de que até a metade do próximo ano eles estejam liberados e entrem em funcionamento no segundo semestre de 2019 ou no início de 2020.

Chegar é fácil
A localização estratégica de Santa Bárbara também foi determinante para atrair o Grupo Sabará, especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance. Em 1996, a empresa estava em busca de algumas áreas na região para instalar sua unidade e encontrou na cidade o espaço que ocupa atualmente. “O ponto principal para termos escolhido Santa Bárbara d’Oeste é que a região está localizada no centro do estado de São Paulo, com acesso fácil a várias rodovias para o escoamento de nossos produtos, ou seja, logisticamente é muito interessante”, diz Elias Oliveira, gestor institucional da unidade de negócio Sabará Químicos e Ingredientes, pertencente ao grupo.
No início, a área era alugada. Com o passar do tempo, o grupo acabou adquirindo o espaço e investiu para crescimento dos negócios. O gestor destaca que além da localização estratégica, a estrutura oferecida por Santa Bárbara também contribuiu para a instalação da unidade no município. “Santa Bárbara possuí estrutura suficiente para atender às necessidades de implantação dos negócios em São Paulo e também é uma cidade acolhedora, que vem crescendo ano a ano e, ultimamente, tem investido fortemente em infraestrutura, o que nos dá tranquilidade em continuar apostando na região”.
Agindo em várias frentes
A tradição de Santa Bárbara no ramo de máquinas-ferramenta é outra característica barbarense que que impulsiona o surgimento de empresas na cidade. Lucas Francisco dos Santos Perez, gerente da CNC Service, informa que a empresa nasceu na cidade, onde atua desde 1989 nessa área. São várias frentes de atuação. Uma delas é na qualificação da mão de obra no setor. A empresa fabrica máquinas compactas para a formação de profissionais. “Produzimos para universidades e escolas técnicas, fomentando a formação de novos profissionais nesse setor”.
Diretor da Ciesp destaca o potencial da cidade

Na avaliação de Nivaldo José da Silva, diretor da regional do Ciesp (Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo) de Santa Bárbara, o município oferece grande potencial para atrair empreendedores. “A cidade é receptiva a novas empresas e as expectativas para os próximos anos são muito boas nesse campo”.
O diretor da Ciesp acredita que a abertura de novos loteamentos industriais na cidade está ajudando a atrair indústrias para o município. A infraestrutura oferecida é outro detalhe que chama a atenção dos empreendedores. “O município tem potencial. Além da terra farta, as empresas também analisam pontos como malha viária, sistema de água e esgoto, existência de creches e escolas. E isso o município tem a oferecer”.
Nivaldo destaca também que a cidade possui uma incubadora de empresas que incentiva novos empreendedores. Ela acontece através de parceria da Ciesp com o Sebrai, Prefeitura e Unimep. “A incubadora funciona muito bem e promove o nascimento de futuras empresas”.
A regional barbarense da Ciesp conta com 115 empresas associadas, entre indústrias e fornecedores de serviço.
Segundo o diretor, o número de pequenas empresas vem crescendo no município. “Com a crise prolongada muitos trabalhadores perderam o emprego e montaram sua própria empresa”. Ele destaca a força dos micro e pequenos empreendedores. “Foram elas que sustentaram o maior número de empregos durante a crise”.
- Imprimir
- Comentários