28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ELEIÇÕES 2020

Um terço dos candidatos de Americana não declarou bens à Justiça Eleitoral

Dos 517 candidatos da cidade, 151 afirmam ao Tribunal Superior Eleitoral não possuir nenhum patrimônio

Por

29 de outubro de 2020, às 08h06

Um terço dos candidatos que disputam a eleição em Americana afirmam não ter nenhum patrimônio. O levantamento foi feito pelo LIBERAL a partir dos dados do DivulgaCand (Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais), plataforma mantida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Dos 517 candidatos a prefeito, vice e vereador na cidade, 151 não declararam nenhum bem à Justiça Eleitoral, o que representa 29,2%. Isso significa que a cada três candidatos, um não possui patrimônio.

O aumento percentual em relação ao pleito de 2016 foi discreto. Naquele ano, quando o município tinha 376 candidatos, 97 informaram que não possuíam bens, ou seja, 26%.

Dos nove prefeituráveis, apenas a ex-vereadora Lurdinha Ginetti (PT) não declarou nenhuma posse. Seu vice, José Fernando Alvetti (PT), também não possui nada em seu nome.

“Eu não possuo bens, somente a casa onde moro que consta na declaração do meu marido”, comentou Lurdinha.

Já entre os vereadores da atual Legislatura, Geraldo Fanali (PV) é o único que afirma não ter patrimônio. Apesar de ser proprietário de uma farmácia na cidade, ele explica que o prédio é alugado.

“A casa é da minha mulher. Eu só possuo um veículo que comprei esse ano, mas do resto não tenho nada, não. O imóvel é alugado. Não é meu, infelizmente”, brincou Fanali.

O suplente de vereador Pedro Peol (PV) também está no clube dos “sem bens”. “Tenho só um carro que comprei esse ano. Só entra na próxima declaração de renda”, comentou o candidato.

Na comparação entre os partidos, o Patriota é o que tem o maior número de candidatos sem nenhum bem: 13. A segunda posição é compartilhada entre três siglas: Avante, PSL e Republicanos, cada uma com 11 postulantes ao Legislativo.

A nível nacional, há cerca de 213 mil concorrentes no País que afirmam não possuir patrimônio, o que representa 38,8% do total de pouco mais de 549 mil candidaturas.

Publicidade