23 de abril de 2024 Atualizado 07:52

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ELEIÇÕES 2020

Omar declara apoio à candidatura de Chico Sardelli

Prefeito participou de ato que oficializou o ex-deputado como candidato a prefeito de Americana; Odir Demarchi é o vice

Por André Rossi

16 de setembro de 2020, às 19h05 • Última atualização em 16 de outubro de 2020, às 10h18

O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), declarou apoio nesta quarta-feira (16) à candidatura do ex-deputado estadual Chico Sardelli (PV) para prefeito da cidade nas eleições de novembro. O ato político aconteceu após a convenção do partido, que definiu ainda o vereador Odir Demarchi (PL) como candidato a vice-prefeito.

Assim como já havia feito em outras oportunidades neste ano, Omar disse que a prefeitura não pode servir de “experiência” para o próximo prefeito. O apoio de Omar era algo desejado pelo PSDB, que lançou o vereador Rafael Macris (PSDB), de 28 anos, para disputar o cargo máximo do Executivo.

Chico Sardelli (esq.), Odir Demarchi e Omar Najar após convenção na tarde desta quarta-feira – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

“Eu confio na palavra do Chico, do Odir, pelo bem que fizeram na nossa cidade e por toda essa luta. E nós vamos vencer se Deus quiser. Americana não pode passar mais por experiências que nós já passamos”, disse Omar.

A coligação “Experiência para Americana avançar” é formada por PV, PL, PSB e pelo Cidadania, do presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos Cezarreto, o Luiz da Rodaben, que abriu mão de concorrer à prefeitura para apoiar Chico. Ao todo, são 114 candidatos a vereador.

Na convenção do PSDB no último sábado (12), o presidente do diretório municipal e atual vice-prefeito da cidade, Roger Willians, leu uma carta enviada por Omar, justificando que não poderia estar presente no evento para o qual foi convidado.

“A gente sabe que o Omar tem compromissos até de quem compôs com ele os dois governos. Eu sou político, eu entendo isso. Ele tem que realmente estar com quem esteve com ele. Nós, de maneira alguma, achamos que vai dar apoio exclusivo para a gente, mas ele vai também estar junto com a gente. É o papel do prefeito”, disse Roger no sábado.

Questionado pela escolha por Chico, Omar ponderou que o PSDB ajudou “muito” o seu governo através dos deputados Vanderlei Macris (federal) e Cauê Macris (estadual), assim como o próprio Chico. Porém, reforçou que “cada um tem uma opinião”.

“Eu acho que Americana não pode passar por experiência. Nós temos que pegar pessoas maduras. Não sou contra os jovens, mas acho que a bagagem representa muito”, explicou Omar.

Ao mesmo tempo, Omar também frustra seu próprio partido. O MDB trava uma batalha jurídica para tentar retomar o controle do partido e lançar o vereador Alfredo Ondas como candidato a prefeito.

“Vontade minha não tem nada que ver com partido. Como eu sempre disse, partido é uma coisa. Eu sei a pessoa que seria o ideal prefeito para Americana. Na minha avaliação, acho que o Sardelli é a melhor pessoa para assumir a prefeitura neste momento”, afirmou Omar.

Questionado pelo LIBERAL, Roger disse que não está decepcionado com a decisão do Omar e que vê como algo natural, já que tanto o grupo de Chico quanto o do PSDB apoiaram o prefeito durante os dois mandatos.

“Nada mais que justo que ele dê o apoio lá [para o Chico] também. E o prefeito vai estar com a gente também na campanha. Ele já disse isso. Não vejo problema nenhum, ele está certo inclusive. Nos nunca pedimos apoio exclusivo. Ganhar eleição é uma consequência política-eleitoral. Nós cumprimos nossa obrigação e que vença o melhor”, analisou Roger.

Pautas

Entre suas propostas para a cidade, Chico defende a descentralização da saúde. Um dos seus objetivos é replicar o modelo do PA (Pronto-Atendimento) do Antonio Zanaga para outros bairros da cidade, com unidades com unidades de atendimento 24 horas e oferta de serviços de saúde como pediatria, ginecologia e clínica geral.

“Temos que proporcionar mais qualidade de vida para a população nos bairros. Saúde em primeiro lugar, mas precisamos também do esporte sendo valorizado e levado principalmente para nossas crianças.”, comentou Chico.

A recuperação econômica da cidade pós-pandemia também foi mencionada. O candidato acredita que é preciso equilibrar a manutenção dos pequenos e médios empresários com a busca por novos negócios.

“Temos de apoiar quem já está aqui, com fortalecimento do pequeno e médio empresário, e trabalhar paralelamente na atração de novos negócios e empreendimentos. É algo possível e que será fundamental nesse momento pós-pandemia, com tantas pessoas buscando uma recolocação no mercado de trabalho”, afirmou Chico.

Publicidade