20 de outubro de 2020 Atualizado 21:14

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Eleições 2020

LIBERAL traz propostas de candidatos a prefeito em Americana

Confira o que cada um dos postulantes ao cargo de chefe do Executivo propõe para cinco das principais áreas da cidade

Por Redação

11 out 2020 às 07:14 • Última atualização 19 out 2020 às 10:27

Os candidatos à Prefeitura de Americana apresentam as principais propostas de seus planos de governo para os temas mais relevantes em Americana, caso sejam eleitos.

As propostas foram enviadas pelos postulantes ao cargo de prefeito a pedido do LIBERAL. Dentre os temas elencados pelo jornal, estão saúde, economia, educação, gestão administrativa e abastecimento – este último, em evidência recentemente por conta das falhas na distribuição de água no município.

Dos nove candidatos questionados, apenas Alfredo Ondas, do MDB, não respondeu sobre as propostas para a gestão caso seja escolhido prefeito nas eleições de 15 de novembro.

Apesar de registrado na Justiça Eleitoral, o emedebista e o partido enfrentam uma disputa interna que envolve a candidatura ou o apoio ao grupo do PSDB.

Adriano de Oliveira

Candidato pelo Psol, o advogado participa pela primeira vez de uma eleição municipal. É nascido em Olímpia (SP), tem 50 anos e é casado. O partido pelo qual concorre não está coligado

SAÚDE
Fortalecer SUS com protagonismo dos profissionais saúde, não renovando contratos de terceirização, realização de concurso público. Prioridade para atenção à saúde primária e preventiva, reabrir postos médicos e unidades de pronto-atendimento (PA/UPA), saúde bucal. Operacionalizar a saúde da família. Planejamento e uso da tecnologia para reduzir filas/tempo de espera em cirurgias médias e pequenas.

ECONOMIA
Criação do Conselho Gestor Econômico, Núcleo Economia Solidária, Banco Comunitário, Incubadora Cooperativas e Centro Apoio ao Trabalhador com a participação das entidades sindicais. Programa de formação do trabalhador. Apoio ao MEI. Fortalecimento do movimento de catadores. Ocupação popular dos prédios de Carioba. Aumentar arrecadação municipal com base no aumento do IPTU/ITBI de imóveis de alto padrão.

EDUCAÇÃO
Ampliar atendimento da primeira infância, reduzir alunos em turmas, melhores condições de trabalho para docentes e apoio. Notebooks para professores, pagamento de progressões, revogação da exoneração de probatórios, concurso público e adequar a jornada de trabalho. Comunidade escolar participativa. Programa escola aberta e educação no trânsito. Aplicar 30% em educação. Fim das terceirizadas. Novo plano de carreira.

ABASTECIMENTO
Não à privatização. Fim das terceirizações. Fim dos cargos políticos. Valorização e contratação por concurso de servidores. Universalização da coleta e tratamento de esgoto. Reestruturação dos serviços de água para troca das tubulações e levar água nas localidades que não possuem. Gestão do DAE descentralizada e participativa, através do Comitê Popular vamos garantir a participação da população.

GESTÃO ADMINISTRATIVA
Criação de Comitês Populares garantindo a participação direta da população no orçamento público. Através de assembleias será definido o que a população quer para seu bairro. É o poder dos de baixo contra os de cima. Controle das contas do município pelo povo. Redução de aluguéis pagos pelo município. Fim das terceirizações. Plano de carreira para os servidores. Construir uma sociedade socialista e justa.

Chico Sardelli

Candidato pelo PV, já foi deputado federal (entre 2000 e 2006) e estadual (2007 a 2018). É americanense, empresário, tem 64 anos e é casado. A coligação inclui PL, Cidadania e PSB.

SAÚDE
A prioridade é descentralizar o modelo de saúde e permitir que todos tenham acesso facilitado, especialmente as regiões mais afastadas do Hospital Municipal. Temos que garantir equipes completas na atenção básica e saúde 24 horas nos quatro cantos da cidade, como é no Zanaga. Também quero ampliar parcerias com a iniciativa privada para zerarmos as filas por especialistas e na realização de exames.

ECONOMIA
A retomada de empregos e melhoria da nossa economia passa primeiro pela valorização dos empresários locais. A relação deles com o poder público deve ser menos burocrática e vamos promover ações de valorização do comércio local, investirmos na formação de profissionais e empreendedores e, em paralelo a isso, atrair empresas para Americana, aproveitando o potencial estrutural para gerar novos negócios.

EDUCAÇÃO
O desafio imediato é atender 100% da demanda por creches, tanto com estrutura própria quanto aumentando o programa “Creche para Todos”. O mais importante é criar condições para atender as regiões com maior demanda, como Boer, Lírios e Praia Azul. No Boer, uma creche com verba destinada por mim como deputado estadual está ainda em construção por parte do Estado, e vou cobrar a conclusão da obra.

ABASTECIMENTO
Vamos atacar o problema com a rapidez que precisamos. Em 100 dias de governo é possível reformar a captação de água existente hoje, criar um programa contínuo de troca de redes no município, construir novos reservatórios no São Vito, Jardim Ipiranga, Cidade Jardim e Balsa. Também vamos solicitar junto às autoridades competentes o aumento da autorização de captar mais água do Rio Piracicaba.

GESTÃO ADMINISTRATIVA
Precisamos modernizar, enxugar gastos e desburocratizar. Vamos criar o Ganha Tempo municipal e investir em tecnologia, para que o cidadão acesse o máximo de serviços pelo celular. O combate a privilégios e abusos terá papel central na nossa administração. Toda a frota de veículos será monitorada com GPS, agentes políticos não terão carros oficiais exclusivos, nem telefone ou cartões corporativos.

Dr. Alfredo Ondas*

Candidato pelo MDB, é vereador em Americana desde 2017. É delegado aposentado, nascido em Itirapina (SP), tem 62 anos e é casado. Há uma disputa judicial envolvendo a candidatura.

*O candidato enviou suas respostas apenas no dia 13 de outubro, dois dias após a publicação inicial.

SAÚDE
Ampliar o número de postos de saúde com atendimento 24h, especialmente nos bairros mais distantes da região central, diminuindo o número de pessoas que procuram pelo Pronto-Socorro do Hospital Municipal. Potencializar o Programa Estratégia da Saúde da Família, visando diminuir a assistência emergencial que trata dos pacientes apenas quando eles já estão doentes, praticando a atenção primária.

ECONOMIA
Temos que priorizar as ações voltadas à recuperação de emprego e renda. Precisamos atuar na busca de empresas adequadas para a diversificação da economia e recuperação de vagas de trabalho e renda, bem como propor políticas públicas para o setor, podendo criar câmaras, comissões permanentes ou mesmo temporárias para dinamizar e agilizar os procedimentos e a burocracia.

EDUCAÇÃO
Entre as prioridades estão a ampliação no número de vagas em creches; retomar o período integral nos Cieps; investir em tecnologia da educação e em equipes de apoio educacional; e melhorar as instalações físicas e o estado de conservação das escolas.

ABASTECIMENTO
Precisamos investir na troca da rede de água em vários setores da cidade, utilizando tubos modernos, diminuindo o desperdício de água tratada, um dos maiores problemas no município. Também é preciso aumentar a capacidade de armazenamento para minimizar as dificuldades com a falta d’água. Sou contra a privatização do DAE, mas é possível terceirizar alguns serviços para agilizar o atendimento à população.

GESTÃO ADMINISTRATIVA
Assim como fiz na função de presidente da Câmara de Americana, pretendo adotar uma gestão austera, cortando gastos, revisando valores de contratos e ter o máximo de respeito e transparência com o dinheiro público. Desejo ampliar o setor de Controle Interno da administração, não apenas para se adequar aos limites de gastos impostos, mas também para proteger o patrimônio público, erradicando a corrupção.

Kim

Candidato pelo Solidariedade, é vereador há cinco mandatos, desde 2000. Já foi secretário de Habitação. É nascido em Araraquara, tem 64 anos e é casado. O partido pelo qual concorre não está coligado

SAÚDE
Vamos abrir todos os postos de saúde equipados com avançada tecnologia. Capacitar nossa equipe para acompanhar e conectar o paciente na rede de médicos de todas as especialidades, por meio da telemedicina. Com o Prontuário Digital vamos zerar as filas para consultas, receitas e pedidos de exames, que serão feitos na hora. Um novo André Luiz.

ECONOMIA
Diversificar atividades econômicas, capacitar e fortalecer o empreendedorismo, a indústria e o comercio local. Uma das formas para estimular e diversificar a economia é com base no turismo. Vamos criar um roteiro turístico de Americana. Além disso criar políticas públicas para promover e incentivar os negócios entre produtores locais, melhorar os acessos aos distritos industriais, abrir linhas simplificadas de microcréditos.

EDUCAÇÃO
Vamos cuidar dos nossos profissionais, alunos e familiares, trazendo mais humanização nas relações e tecnologia para facilitar o acesso à educação globalizada. Formação contínua para professores, instrumentalizando a estrutura da rede pública, zerando a espera por vaga nas creches, fortalecendo a rede existente e as parcerias com as entidades.

ABASTECIMENTO
O DAE tem se mostrado economicamente viável. É a hora de buscar novas tecnologias para monitoramento constante de todo o sistema. Organizar uma agenda de obras. Substituir a estrutura velha por um sistema novo, mais eficiente e tecnológico. Ouvir com atenção as sugestões, reclamações e chamados da população e informar em tempo real sobre o andamento das obras e serviços realizados.

GESTÃO ADMINISTRATIVA
Tecnologia nas mãos e capacitação constante do servidor, para simplificar e agilizar o serviço público. Intercooperação, transparência, humanização e escuta ativa. Prefeitura aberta e participativa. Vamos estimular a cooperação entre os servidores. Toda empresa ou cidadão terá disponível em seu prontuário digital os documentos emitidos pelos diferentes setores da prefeitura. Ou seja, os problemas resolvidos em um único balcão, sem peregrinação.

Lurdinha Ginetti

Candidata pelo PT, a aposentada foi vereadora em Americana entre 2005 e 2008. É nascida em Americana, tem 61 anos e é casada. O partido pelo qual concorre não está coligado.

SAÚDE
Humanização do atendimento. Valorização dos profissionais da saúde. Descentralização do atendimento, com a volta dos médicos nas UBS e a ampliação do leque de serviços prestados. Uso da tecnologia para agilizar o atendimento. Reconstruir o Hospital Pediátrico André Luiz e criar o Hospital da Maternidade para diminuir o risco de contágio. Medicina preventiva, ampliaremos as equipes do Programa Saúde da Família.

ECONOMIA
Incentivo às empresas estabelecidas no município. Revitalização do centro comercial e revisão da área azul. Fortalecer o setor têxtil e criar o Polo da Moda. Incentivar às cooperativas, associações, agricultura familiar e comunitária sem agrotóxicos. Criação do Loteamento Sustentável. Criação do Polo de Cultura, colocando a Cultura como um vetor do desenvolvimento. Firmar parcerias com as faculdades para alavancar as empresas.

EDUCAÇÃO
Valorização do educador. Ensino em período integral onde for necessário. Uso da tecnologia no ensino. Educação inclusiva. Reformular a merenda, garantindo alto teor nutritivo. Implantar gradativamente salas de robótica. Garantir a implantação do Plano Nacional de Educação. Fazer gestão junto ao Governo do Estado para implantar novos cursos na Fatec e na Etec.

ABASTECIMENTO
Construir adutoras e reservatórios necessários. Agilizar a manutenção com plantão 24 horas. A médio prazo, construir uma nova estação de captação em outro ponto. Em prazo maior, redimensionar o sistema de distribuição de água. Aumentar a eficiência do tratamento de esgoto. Revitalização das áreas verdes e arborização da cidade. Ação política junto aos governos, com as cidades que dependem do rio Piracicaba.

GESTÃO ADMISTRATIVA
Programa Cidadão Online, disponibilizar serviços via internet para os cidadãos. Tecnologia da informação para agilizar os processos administrativos. Constituir o Orçamento Participativo. Instituir programa de prevenção à corrupção e de controle rigoroso de gastos. Desenvolver programa de estágios, melhorando a participação dos estudantes nos sistemas públicos. Oferecer atualizações ao funcionalismo.

Major Crivelari

Candidato pelo PSL, foi eleito vereador em 2004 e 2008 em Americana. É nascido em Piracicaba, tem 66 anos e é casado. O partido pelo qual concorre não está coligado.

SAÚDE
Será feito em contato direto com o ministro da Saúde a construção de mais três hospitais completos: no pós-Anhanguera, no pós-SP-304 e um na região do Jardim da Paz, São Jerônimo, Parque Gramado e bairros periféricos. Reativação dos postos e especialidades. Extinção da Fusame como autarquia juntando-se o efetivo à Secretaria de Saúde.

ECONOMIA
Enxugamento da máquina administrativa, licitações em aberto para o munícipe acompanhar os gastos, atração de empresas e geração de empregos, combate ferrenho à corrupção. Fortalecer a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tornando-a apta a buscar empresas para gerar empregos. Incentivos fiscais para a atração dessas empresas e a todo custo aproveitar o pós-represa e área ociosa do Instituto de Zootecnia para implantar polos tecnológicos e de produção.

EDUCAÇÃO
O candidato não respondeu.

ABASTECIMENTO
O DAE de Americana é questão de gestão. Tem dinheiro, é mal aproveitado. Não será privatizado. Basta cortar o alto escalão político e burocrático que existe lá hoje, com raras exceções, e colocar técnicos para gerenciá-lo. Gestão eficiente com cobrança de metas diárias. O DAE não terá cargos políticos no comando.

GESTÃO ADMINISTRATIVA
O candidato não respondeu.

Maria Giovana Fortunato

Candidata pelo PDT, é vereadora desde 2017 em Americana. Foi candidata à deputada federal nas eleições de 2018. Nascida em Campinas, tem 28 anos e é solteira. A coligação inclui Patriota e Rede.

SAÚDE
Contratar 100 médicos nos 100 primeiros dias de governo, por meio de convênio, diminuir a demora para a realização de cirurgias, reabrir o Hospital Infantil André Luiz (no prédio abandonado do Hospital Municipal), fazer com que os postos de saúde atendam até às 22 horas, realizar a entrega de remédios em casa para pessoas acima dos 70 anos ou com dificuldades de locomoção. Também vamos realizar o agendamento de consultas por WhatsApp.

ECONOMIA
Criar a Secretaria do Primeiro Emprego. Trata-se de uma plataforma digital, onde os jovens podem cadastrar seus currículos. Implantar uma plataforma digital na qual empresas de todo o País interessadas em se instalar em Americana podem se cadastrar. O empresário será atendido no gabinete da prefeita. Realizar encontros com empresários para ouvi-los e buscar soluções conjuntas para a geração de empregos e manter as empresas no município.

EDUCAÇÃO
Zerar e aumentar o número de vagas em creches em Americana. Hoje são 750 crianças que aguardam uma vaga em creche na cidade. Temos que zerar essa fila e ampliar as vagas. Com as crianças nas creches, os pais têm condições de conseguir uma vaga de emprego e aumentar a renda da família. Vamos implantar as escolas de tempo integral, com a alimentação de qualidade e atividades culturais e esportivas.

ABASTECIMENTO
Vamos construir um novo ponto de captação de água bruta na Represa de Salto Grande, cujo projeto já consta no Plano Diretor de Americana. Não podemos contar apenas com um ponto de captação e uma adutora, temos que ter um plano B. Nosso governo vai substituir 500 quilômetros de tubulação de água e evitar perda de água, o principal problema da rede atualmente.

GESTÃO ADMINISTRATIVA
Nós vamos realizar um modelo administrativo moderno, o qual contemple a tecnologia para facilitar a vida do americanense e também priorizar a humanização das relações pessoais dentro da Administração Pública.

Rafael Macris

Candidato pelo PSDB, foi eleito vereador mais votado de Americana em 2016. Nascido em São Paulo, tem 28 anos e é solteiro. A coligação inclui Republicanos, PP, PTB, DEM, Pros, Avante, PTC, PRTB e PSC.

SAÚDE
Vou acabar com as filas de espera para consultas com clínicos gerais e médicos especialistas por meio da ampliação do programa Saúde Já, que eu criei e que garantiu atendimento gratuito a 20 mil pessoas na rede particular. Vou também aumentar a estrutura de saúde nos bairros, com postinhos e mais equipes de estratégia de saúde da família, pois a população precisa de médicos perto de casa.

ECONOMIA
Vamos criar um grande programa para facilitar a vida de quem gera emprego em Americana. Empresas serão abertas em 24h, e vamos simplificar a emissão de alvarás. Teremos um gabinete diretamente ligado ao prefeito para desburocratizar todos os processos e acabar com aquela história de o empresário ter de peregrinar por secretarias. Vamos criar um grande programa de qualificação da mão-de-obra.

EDUCAÇÃO
Minha prioridade é acabar com a fila de 750 crianças que esperam por vagas em creches. Vamos ampliar a parceria com entidades filantrópicas e, se preciso, comprar essas vagas em creches particulares para que nenhuma criança fique fora da escola, que é direito delas. Também pretendo ampliar o horário de funcionamento das creches para 12 horas diárias e investir na educação de período integral.

ABASTECIMENTO
Vou acabar definitivamente com a falta d’água em Americana com a concessão do DAE à iniciativa privada. Precisamos investir R$ 380 milhões para trocar toda a tubulação velha da cidade. Se o modelo atual for mantido, essa substituição levaria 40 anos. Com a iniciativa privada, traremos investimento pesado em troca de redes e em tecnologia para agilizar reparos de vazamentos.

GESTÃO ADMINISTRATIVA
Vamos modernizar a gestão. Vou criar o Cartão Municipal do Cidadão, por meio do qual o morador acessará todos os serviços públicos do município. O cartão abrangerá de prontuários médicos até questões tributárias, de maneira simplificada, por meio de uma rede de comunicação de alto desempenho. Também vou levar a estrutura da prefeitura para atender a população diretamente nos bairros.

Talitha De Nadai

Candidata pelo PSD, foi secretária de Ação Social entre 2012 e 2014. Fisioterapeuta de formação, ela é nascida em Americana, tem 36 anos e é casada. O partido pelo qual concorre não está coligado.

SAÚDE
A volta dos PAIs e reabertura dos hospitais 24 horas. Reabertura do Hospital infantil André Luiz, conclusão das obras do Hospital Municipal, criação do centro de atendimento pós-Covid-19, programa médico especialista nos bairros, volta da geriatria para idosos, volta da quimioterapia no Hospital Municipal, criação do Centro de referencia da Mulher.

ECONOMIA
Volta do Pasepro, programa da prefeitura parceira do setor produtivo local. Volta do Pronae, programa de atração e investimento empresarial na cidade. Criação do projeto Minha Primeira Empresa, com total apoio e assessoria às pessoas da cidade que quiserem investir na abertura e criação de sua primeira empresa.

EDUCAÇÃO
Diálogo constante com todas as categorias que compõem a rede municipal de ensino; volta dos Cieps em período integral; hora estendida nas creches, Projeto Creche até as 18 horas; renovação e modernização de materiais de trabalho e equipamentos; apoio às creches filantrópicas e volta do centro Mãos que Acolhem; ampliação do convênio com Apae.

ABASTECIMENTO
Programa de valorização dos servidores; modernização no gerenciamento técnico; conclusão das obras de estação de água e esgoto; estreitamento no relacionamento do Consórcio do Rio Piracicaba e Fehidro; investimento em tecnologia; busca por recursos federais e estaduais para troca de rede. Somos totalmente contra a privatização do DAE.

GESTÃO ADMINISTRATIVA
Valorização do servidor público; diálogo constante e adequações para melhores condições de trabalho.

Publicidade