20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Eleições 2020

Guia do voto: veja o que levar e o que não levar no dia da votação

Pensando em facilitar a vida do eleitor que vai às urnas em Americana e região, o LIBERAL preparou um roteiro especial de dicas e orientações, segundo o Tribunal Superior Eleitoral

Por Redação

15 de novembro de 2020, às 07h02 • Última atualização em 15 de novembro de 2020, às 08h33

Quem precisa votar?
O voto é obrigatório para todas as pessoas com idade entre 18 e 70 anos, exceto analfabetos.

Qual é o horário da votação neste domingo?
Neste ano, a votação ocorrerá das 7 às 17 horas, em todo o País. O período de votação foi ampliado em uma hora e o horário das 7 às 10 horas visa atender preferencialmente aos eleitores acima de 60 anos.

Onde eu voto?
O eleitor deve, antes de sair de casa para votar, consultar sua seção eleitoral, no aplicativo e-Título ou no site do TRE-SP. Outra opção é ligar para a Central de Atendimento ao Eleitor (148).

Quais documentos preciso para votar?
É necessário apresentar documento de identificação com foto para votar. São válidos: via digital do título de eleitor (aplicativo e-Título), desde que contenha a foto; carteira de identidade, passaporte ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; CNH. Certidões de nascimento e casamento não são aceitas. Neste ano, por conta da pandemia, a identificação por biometria não será adotada.

Quais são as orientações para o voto na pandemia?

  • Máscara: seu uso será obrigatório. Quem não estiver utilizando, poderá ser impedido de entrar na seção de votação. Acompanhantes também deverão estar de máscara. O mesário poderá pedir para que o eleitor abaixe a máscara para melhor identificação.
  • Caneta: o eleitor deverá levar a própria caneta para registro de presença no caderno de votação. O objetivo é evitar que o compartilhamento de itens nas seções. Para quem não levar, haverá canetas extras e higienizadas nas seções.
  • Higienização: recomenda-se que os eleitores utilizem os pontos de álcool em gel disponibilizados nas seções antes e
    depois de votar.
  • Distanciamento: será exigido mínimo de 1 metro na fila. Dentro da seção, o eleitor não precisará entregar o documento para o mesário. Ele poderá apenas mostrá-lo.

O que faço se tive diagnóstico positivo para Covid-19 ou se tenho sintomas da doença?
Eleitores que estiverem com febre neste domingo ou que tenham sido diagnosticados com o vírus nos 14 dias anteriores à data das eleições devem evitar ir às urnas. Não há, porém, impedimento legal para quem quiser votar. Outra recomendação é evitar levar crianças ou acompanhantes.

Como faço para justificar a ausência?
Caso o eleitor esteja fora do domicílio eleitoral, pode justificar a ausência no próprio dia, das 7h às 17h do horário local. O procedimento estará disponível exclusivamente pelo aplicativo e-Título. Nos 60 dias seguintes ao dia da votação, o eleitor faltante por qualquer motivo poderá justificar a ausência também nos cartórios eleitorais, no Sistema Justifica e pelo e-Título. Nesses casos, será exigida a apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência. Após esse prazo, o eleitor faltante ficará sujeito à multa.

O que pode e o que não pode no dia da votação?
De acordo com a legislação, o eleitor pode, nos dias das eleições, manifestar discretamente sua preferência por partido político, coligação ou candidato. Para tanto deve usar, individualmente, apenas bandeira, broche, emblema ou adesivo. É permitido levar para a cabina somente a chamada “colinha”, com os números dos candidatos escolhidos. Por outro lado, a legislação proíbe expressamente o ingresso do eleitor, na cabine de votação, portando celular, máquina fotográfica e filmadora. A mesa receptora pode reter esses objetos enquanto o eleitor estiver votando. Também está vetada a chamada boca de urna no dia do pleito, na tentativa de cooptar os votos de outros eleitores.

As eleições 2020 no LIBERAL

Internet
Durante todo o dia de votação, o LIBERAL traz em seu site e nas redes sociais o noticiário das eleições municipais em Americana e região.  Acesse liberal.com.br

Rádios
Serão dois programas ao vivo pela manhã (7h às 8h) e tarde (12h e 13h), sobre a votação, e um programa especial a partir das 17h com todas as informações da apuração e dos eleitos na região.  
Ouça na FM Gold 94.7 e Clube AM 580.

Impresso
Em edição especial nesta segunda-feira, o LIBERAL traz a cobertura completa das eleições na região e a lista com a votação de todos os candidatos de Americana e Santa Bárbara.

Publicidade