ELEIÇÕES 2020
Com Juninho Dias mais votado, câmara renova 11 nomes em Americana
Dos 12 parlamentares que disputavam a reeleição, oito voltam ao cargo; pela primeira vez, Casa terá três mulheres
Por
16 de novembro de 2020, às 08h07
Link da matéria: https://liberal.com.br/eleicoes-2020/com-juninho-dias-mais-votado-camara-renova-11-nomes-em-americana-1363462/
A Câmara de Americana terá 11 novos vereadores a partir de 2021. Dos 12 parlamentares que disputavam a reeleição neste domingo (15), oito voltarão ao cargo.
Um dos reeleitos é Juninho Dias (MDB), que arrematou 3.998 votos e foi o candidato mais bem votado. O número expressivo ainda coloca o emedebista como o segundo vereador mais votado da história de Americana, atrás apenas de Luciano Corrêa (PSDB), que teve 4.194 no pleito de 2008.
Pelas redes sociais, Juninho fez uma transmissão ao vivo comemorando a vitória. Durante sua campanha, o vereador fez questão de frisar a gratidão que tinha pelo atual prefeito Omar Najar (MDB), que é uma espécie de “padrinho político” do parlamentar.
Completam a lista de reeleitos Thiago Martins (PV), Léo da Padaria (PV), Luiz da Rodaben (Cidadania), Thiago Brochi (PSDB), Gualter Amado (Republicanos), Vagner Malheiros (PSDB) e Marschelo Meche (PSL).
Durante a festa da vitória do prefeito eleito Chico Sardelli (PV) no comício em frente ao Welcome Center, na região central, Léo da Padaria falou com a reportagem do LIBERAL e celebrou o resultado.
“A gente trabalhou honestamente, andei bastante. Fiz o que pude pela população. Eu tinha o pé no chão e esperava ser eleito. Graças a Deus veio essa votação expressiva”, disse Léo, que foi o terceiro candidato mais votado.
Os vereadores que tentavam a reeleição, mas ficaram de foram são Geraldo Fanali (PV), Dr. Otto (Cidadania), Padre Sérgio (PT) e Renato Martins (PTB).
Já os 11 novos vereadores para a Legislatura 2021/2024 são: Dr. Daniel (PDT), Fernando da Farmácia (PTB), Nathália Camargo (Avante), Lucas Leoncine (PSDB), Professora Juliana (PT), Silvio Dourado (PL), Dr. Wagner Rovina (PV), Leonora (PDT), Pastor Miguel Pires (Republicanos), Leco (Podemos) e Cantor Marcos Caetano (PL).
Dentre eles, o melhor votado foi Dr. Daniel, que ficou na quarta posição com 1.606 votos. “Agradeço a cada um de vocês por depositarem sua confiança em mim”, afirmou o vereador eleito pelo Instagram.
Essa será a primeira composição da Câmara de Americana com três mulheres vereadoras. Até então, o máximo registrado foram duas.
Leonora, inclusive, foi vereadora por dois mandatos. Ela se elegeu para o cargo em 2008 e foi reeleita em 2012, se tornando a primeira mulher da história do município a conseguir tal feito.
Já Nathália Camargo se elegeu neste ano após “bater na trave” em 2016. Naquele pleito, foi a quarta candidata mais bem votada de Americana, com 1.595 votos. Porém, ela estava no DEM e não se elegeu porque a coligação não atingiu o quociente eleitoral.