18 de abril de 2024 Atualizado 09:09

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

HQ

USP e editora lançam quadrinho sobre representatividade negra

O enredo é fruto de anos de pesquisa e aborda a forma com que os negros foram e são retratados nos quadrinhos do Brasil

Por Da Redação

16 de setembro de 2019, às 20h05 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h11

A HQ “O negro nos quadrinhos do Brasil”, do pesquisador Nobu Chinen, foi lançada nesta semana pela Editora Peirópolis, em coedição com o Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP. A obra conta, por meio de mais de 400 figuras, a construção da imagem do negro nas narrativas gráficas desde os primeiros registros visuais da presença dos africanos no Brasil até a produção atual, incluindo do mainstream às produções autorais.

Foto: Divulgação
“O negro nos quadrinhos do Brasil” já está disponível para venda

Segundo o autor, o quadrinho é resultado de anos de pesquisa e expõe “a verdadeira face de um país preconceituoso e racista, mas que resiste em admitir essa característica”. Nobu propõe um resgate da historiografia brasileira e explora a insuficiente, porém, crescente representação do negro na nona arte.

“O Brasil é, segundo o IBGE, um país de maioria afrodescendente. Somam 54% o número de pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas, que compõe o segmento denominado negro. Onde estão, então os pretos e pardos nos meios de comunicação? A pergunta serve para diversas áreas: teatro, cinema, televisão, publicidade e, obviamente as histórias em quadrinhos. Desta inquietação, da percepção de que a quantidade de personagens afro-brasileiros parecia perturbadoramente baixa, é que nasceu este trabalho”, afirma o autor.

O prefácio da obra é feito pelo Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, do Observatório de Histórias em Quadrinhos, e traz a reflexão feita por Nobu a respeito da subrepresentação dos afrodescendentes nos quadrinhos brasileiros, já que seu aparecimento não correspondia à realidade numérica da população. De acordo com as pesquisas, na produção nacional os negros ocupavam, em geral, posições de coadjuvantes, serviçais ou vilões.

O livro já está disponível para compra no site da editora.

Ficha técnica:

  • O negro nos quadrinhos do Brasil
  • Autor: Nobu Chinen
  • Formato: 17×24 cm
  • Páginas: 344 páginas – PB
  • ISBN: 978-85-7596-639-6
  • Disponível também em e-book
  • Preço: R$ 72,00 (impresso) e R$ 43,20 (e-book).

*Estagiária Maíra Torres, sob supervisão de Guilherme Magnin.

Publicidade