19 de janeiro de 2021 Atualizado 21:34

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Cultura

‘Top Model’ chega ao catálogo da Globoplay

O folhetim faz parte do projeto de resgate de novelas clássicas para o público ver e rever quando e onde quiser

Por Geraldo Bessa / TV Press

24 nov 2020 às 14:53

Com histórias praianas recheadas de amor, aventura e juventude, Antônio Calmon tornou-se um incensado roteirista de cinema ao longo dos anos 1980. Por conta de longas como “Menino do Rio” e “Garota Dourada”, grandes sucessos entre o público jovem, acabou chamando a atenção da Globo, que o convidou para estrear na televisão na série “Armação Ilimitada”.

Com o fim do seriado, o passo seguinte foi testar a linguagem contemporânea do autor nas novelas. Com a sinopse aprovada, a emissora achou que faltava um toque folhetinesco a mais na obra. Por isso, chamou o experiente Walther Negrão para desenvolver melhor o enredo.

O resultado deste trabalho a quatro mãos é a mítica “Top Model”, que depois de diversas reprises, estreia, na íntegra, no aplicativo Globoplay. O folhetim faz parte do projeto de resgate de novelas clássicas para o público ver e rever quando e onde quiser.

Na trama, Duda, de Malu Mader, é uma jovem de origem humilde e um tanto ingênua que acaba entrando no suspeito e disputado mundo da moda. Descoberta na Bahia, ela muda-se para o Rio de Janeiro, onde acaba assinando um polpudo contrato com a marca de roupas Covery. “Eu não sabia nem andar de salto direito. Então, minha preparação para a Duda começou por aí (risos). Guardo boas lembranças dessa novela.”, ressalta Malu.

Malu Mader, é uma jovem de origem humilde e um tanto ingênua que acaba entrando no suspeito e disputado mundo da moda – Foto: Divulgação

O contrato de Duda com a Covery acaba a aproximando da família Kundera, cujo os expoentes são Alex e Gaspar, de Cecil Thiré e Nuno Leal Maia, respectivamente. Gaspar é um surfista quarentão remanescente do movimento hippie que mora em frente à praia e cuida com muito zelo de seus cinco filhos: Elvis, Ringo, Jane, Olívia e Lennon, papéis de Marcelo Faria, Gabriela Duarte, Carol Machado, Henrique Farias e Ígor Roberto Lage. Apesar do caos, o amor e a harmonia dão o tom da casa, que conta com a ajuda da divertida Naná, melhor amiga de Gaspar, interpretada por Zezé Polessa.

Nuno Leal Maia, o Gaspar, um surfista quarentão remanescente do movimento hippie – Foto: Divulgação

No caminho oposto do lema “paz e amor” que rege a vida de Gaspar, Alex é um representante dos “yuppies” dos anos 1980. Dono da Covery, ele desenvolve uma relação de amor e ódio com a mãe, Morgana, de Eva Todor, e nutre um ciúme doentio pelo irmão, chegando a disputar tudo com ele, até mesmo a atenção materna.

O que sobra em dinheiro, falta em amor e Alex acaba se apaixonando por Duda. Ela, porém, ama o grafiteiro Lucas, de Taumaturgo Ferreira, que está no Rio de Janeiro, fugindo da polícia paulista, por ter-se envolvido em um crime. No meio do caminho, o rapaz também procura por seu pai, que não conheceu. Com as poucas informações que tem, ele fica na dúvida se é filho de Alex ou Gaspar.

GRAVAÇÕES

As gravações de “Top Model” foram concentradas na região litorânea da cidade do Rio de Janeiro. Em especial, as praias da Macumba, Reserva e Barra da Tijuca, onde a equipe de cenografia comandada por Raul Travassos realizou diversas construções temporárias para a trama.

Mostrando o jovem da virada dos anos 1980 para os 1990 com muita fidelidade, a novela acabou por fazer muito sucesso com o público de uma faixa etária diferente do habitual.

Gabriela Duarte (Olívia), Marcelo Faria (Elvis), Henrique Farias (Ringo), Carol Machado (Jane) e Igor Roberto Lage (Lennon); último capítulo de clássico das 19h completa 30 anos – Foto:

A partir de um concurso no “Domingão do Faustão”, nomes como Flávia Alessandra, Adriana Esteves e Gabriela Duarte fizeram sua estreia na tevê. Além do figurino que virou referência, a trilha sonora de “Top Model” também marcou época, com canções como “Oceano”, de Djavan, e “À Francesa”, de Cláudio Zoli, cantada por Marina Lima, entre outras.

Publicidade