28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Teatro

Personagens shakespearianas se encontram em comédia

Espetáculo 'Boa Noite, Lady Di', da Cia Aurora de Teatro, imagina um encontro entre Julieta e Ofélia para debater atualidades

Por Danilo Reenlsober

13 de março de 2020, às 07h51 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h32

E se Julieta, de “Romeu e Julieta”, e Ofélia, de “Hamlet”, ambas personagens do escritor e dramaturgo inglês William Shakespeare, não tivessem morrido? E se, depois de alguns anos, ambas resolvessem se encontrar para colocar a conversa em dia, como velhas amigas?

É exatamente essa a premissa do espetáculo “Boa Noite, Lady Di”, que a Cia Aurora de Teatro apresenta no Fábrica das Artes, em Americana, neste sábado e domingo. Escrita por Edson Tadeu Ortolan, professor Conservatório Carlos Gomes, em Campinas, a peça tenta desromantizar as criações do autor inglês, trazendo mais leveza, comédia e intrigas para as famosas personagens.

Foto: Divulgação
Julieta e Ofélia são duas personagens femininas marcantes do bardo

“Em seu texto, Ortolan uniu Julieta e Ofélia, duas das personagens mais clássicas de Shakespeare, mas sob um ponto de vista diferente”, explica o diretor do espetáculo, Matheus Paulella, em sua primeira comédia. “Então, queremos mostrar um pouco o lado ‘podre’ que cada uma tem. É como se fosse o encontro de duas amigas que colocam as fofocas em dia, mas logo começam a surgir histórias passadas entre elas”.

Com as atrizes Karoline Leão e Marcela Isler no elenco, “Boa Noite, Lady Di” mostra uma Julieta mais romântica, enquanto Ofélia aparece mais vingativa. Escrito em 1997, o texto aborda assuntos contemporâneos, como a morte da princesa de Gales, Lady Di. “Tem algumas abordagens políticas, mas de forma indireta, subjetiva. Não é necessariamente o foco do texto”, reforça o diretor.

A ideia, segundo Paulella, é apresentar ao público um espetáculo mais leve e descompromissado. “Quando se fala em Shakespeare, logo se pensa em textos clássicos. Mas o mais legal é pegar esse clássico e transformar, quebrar o pensamento de que, para ir no teatro, tem que ser ‘inteligente’. Não, teatro é para todos. Dá para ir e se divertir também”, ressalta.

ACONTECE: O espetáculo “Boa Noite, Lady Di” será encenado neste sábado e domingo, às 20h, no Fábrica das Artes. Os ingressos variam entre R$ 10 e R$ 20. Rua Dr. Cícero Jones, 146, na Vila Redher. Informações pelo telefone (19) 98188-7608.

Publicidade