19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Teatro

Peça reforça atualidade da obra de Plínio Marcos

“Homens de Papel” será encenada neste final de semana no Teatro Fábrica das Artes

Por Danilo Reenlsober

14 de dezembro de 2019, às 08h36 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h32

Foto: Divulgação.JPG
“Homens de Papel” estreou em São Paulo no ano de 1968, período da ditadura militar

Um dos trabalhos mais famosos do dramaturgo Plínio Marcos, a peça “Homens de Papel” encerra a programação da Mostra de Alunos, realizada pelos alunos do curso de teatro do Fábrica das Artes. O espetáculo, que terá apresentações neste sábado e domingo, foi escrito em 1968, mas resume muito bem a realidade violenta e desigual de quem vive abaixo da linha da pobreza nas grandes cidades, apontou o orientador da montagem, Marcelo Porqueres.

“Infelizmente, esse ainda é um texto muito atual”, disse. “É atual porque fala de muita coisa que está em evidência hoje em dia, como abuso sexual, feminicídio, violência… O texto é forte, trata desses assuntos de forma clara, e a nossa montagem veio justamente para fazer essa discussão: como tratamos essas pessoas dentro da nossa sociedade? Porque essas pessoas são excluídas e não conseguimos trazê-las de volta?”, questiona.

A peça narra a história de um grupo de catadores de papel, vítima de um explorador que lhes compra o material pelo preço que ele mesmo determina. Os catadores começam a organizar uma greve, mas entram em conflito com uma mulher que chega à cooperativa com o marido determinada a trabalhar para cuidar da saúde de sua filha.

Para realizar a montagem, os alunos do Fábrica foram a campo e pesquisaram a vida de pessoas que passam por esse tipo de situação. “Para eles também foi um baque muito grande e eles aprenderam muito. Então, o trabalho foi além do trabalho artístico, é um exemplo de cidadania. Seria muito bom se olhássemos para esse texto e não reconhecêssemos essa sociedade, mas queremos mostrar que nesses 50 anos, infelizmente, nada mudou”.

Acontece. O espetáculo “Homens de Papel” será encenado neste sábado e domingo, a partir das 20h. Os ingressos variam de R$ 5 a R$ 20. O Fábrica das Artes fica na Rua Dr. Cícero Jones, 146, na Vila Rehder. Informações no site www.fabricadasartes.art.br

Publicidade