Teatro Manoel Lyra recebe adaptação de livro de autor perseguido

Obra “Haroun e O Mar de Histórias” foi escrito pelo indiano Salman Rushdie após ser jurado de morte pelo Aiatolá Khomeini


Foto: Divulgação
Espetáculo poderá ser assistido gratuitamente nesta sexta-feira no Teatro Municipal Manoel Lyra

Uma fábula escrita após um icônico caso de tentativa de censura à liberdade artística na Índia é o ponto de partida para a peça teatral “Haroun e O Mar de Histórias”, que será encenada nesta sexta-feira, a partir das 19h30, no Teatro Municipal Manoel Lyra, em Santa Bárbara d’Oeste. dentro do Circuito Cultural Paulista, com apoio da prefeitura local.

O texto é baseado no livro do indiano naturalizado inglês Salman Rushdie, ganhador do nobel de literatura. Quando Rushdie (1947) escreveu o romance “Haroun & Mar de Histórias” (1990) tinha acabado de lançar os famosos “Versos Satânicos”, que lhe renderam muitos prêmios e uma sentença de morte, assinada pelo Aiatolá Khomeini, que o acusou de ridicularizar o Corão e Maomé. A história infantil foi uma saída criativa para explicar a seu filho Zafar, de 9 anos, porque teve de ficar distante dele após esse episódio.

“A história extrapolou a motivação inicial e é vista como uma obra de arte em defesa da liberdade de expressão”, analisa Guryva Protela, um dos atores do espetáculo.

HISTÓRIA
A peça leva ao palco a fantástica jornada do menino Haroun tentando resgatar o dom da palavra, perdido por seu pai. Para isso, precisa ir à lugares míticos, unir forças com os gênios da água em sua busca para recuperar a magia de seu pai como contador de histórias.

“O texto apresenta um herói-criança que salva seu pai em virtude de sua coragem e inteligência. É uma história atual que fala contra a violência e pessoas que amam a paz e defende a liberdade de expressão”, acrescenta o ator. O espetáculo estreou no Festival da Cultura Inglesa, em maio de 2018. Em Santa Bárbara, será a primeira apresentação fora da Região Metropolitana de São Paulo.

“Os atores são comediantes por formação e a direção é de uma grande comediante, Carla Candiotto”, finaliza Guryva.

A Cia Vurdón foi criada no Recife, em 2014, e veio para a cidade de

ACONTECE
O espetáculo “Haroun e o Mar de Histórias” será apresentado nesta sexta-feira, a partir das 19h30, no Teatro Municipal Manoel Lyra (Rua João 23, Centro). A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na Bilheteria do Teatro uma hora antes da apresentação.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora