Obra baseada na busca por afirmação compõe programação de mostra hoje

Fechando a noite, “Os Sapatos Que Deixei Pelo Caminho” aborda temas como migração e identidade sexual no CEU das Artes


Foto: Sander Newton - Divulgação
Espetáculo foi criado a partir do deslumbramento de Lourimar Vieira com a peça “Luis Antonio – Gabriela”

Biografia que aborda temas como a migração e a busca pela afirmação da sexualidade, “Os Sapatos Que Deixei Pelo Caminho” fecha a programação da Mostra de Teatro Cena Bárbara, às 20h deste domingo, no CEU das Artes, em Santa Bárbara d’Oeste, com entrada gratuita.

A trama apresenta as aventuras e desventuras de Poim, personagem em Oeiras (PI). O apelido define o “mirradinho, pouquinho de gente” que vem à luz em maio de 1964. A dramaturgia pontua a trajetória do menino, moço e adulto em seus laços de família afrouxados pela morte do pai, seguido da migração da mãe do nordeste para o sudeste. O abuso na infância e o preconceito devido à origem também são alguns dos conteúdos expressados. Apenas no final da peça é revelado de quem é a história retratada.

Criado pela companhia Teatro do Kaos, de Cubatão, o espetáculo nasceu do deslumbramento de um de seus integrantes, Lourimar Vieira, com outra peça: “Luis Antonio – Gabriela”, da Cia. Mungunzá, que trata da história de um rapaz que vive uma fase de transição de gênero.

“Eu assisti esse espetáculo e ele me tocou muito. Aí, eu optei por trabalhar com o Nelson Baskerville, e depois ele me apresentou o Marcos Felipe e a Sandra Modesto [os três são integrantes da Mungunzá], que vieram trabalhar com a gente e fizeram alguns espetáculos com a gente”, explica Lourimar, que assina o argumento de “Os Sapatos Que Deixei Pelo Caminho”. O texto é de Cícero Gilmar Lopes. Marcos Felipe dirigiu a peça e Sandra Modesto foi assistente dele.

O elenco é formado por Camila Sandes, Fabiano Di Melo, Levi Tavares Lourimar Vieira e Luiz Guilherme.

Acontece. A peça “Os Sapatos Que Deixei Pelo Caminho” será apresentada  às 20h deste domingo, no CEU das Artes (Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol 2, Santa Bárbara d’Oeste), com entrada gratuita. Mais cedo, às 10h30, na Estação Cultural (Avenida Tiradentes, 2, Vila Mac Knight), o Grupo Nômade apresenta “A Caravana dos Pássaros Errantes”, também gratuitamente.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora