Montagem barbarense estreia em Mogi Guaçu

Grupo Gramelô estreia espetáculo “Historietas” no Encontro Regional Literário


Adaptando uma história sobre perseverança, honestidade, ética, frustrações e amor à natureza, a companhia teatral barbarense Gramelô estreia seu espetáculo “Historieta” no 1º Encontro Regional Literário – Litera Mogi, em Mogi Guaçu, neste domingo.

O espetáculo é livremente inspirado na obra “O Pote Vazio” de Demi, e tem a direção de Helton Carlos, elenco formado pelos atores Jotapê Antunes e Marcela Isler e trilha sonora assinada pelo músico Valterci Hulkinho. Bruno Smanioto faz a assistência de direção e operação de trilha.

Foto: Divulgação
Temas como honestidade e sinceridade são trabalhados na peça

“Temos outros dois espetáculos que é ‘Uirapuru’ e ‘Espaço Sideral’, mas a gente sentia a necessidade de ter um trabalho que a gente pudesse levar para qualquer lugar, espaços alternativos, escolas, espaços culturais de modo geral”, conta Helton.

Inicialmente, a peça iria adaptar mais dois contos de fada além de “O Pote Vazio”, mas o grupo decidiu focar apenas na história de Demi.

Nela, um imperador manda anunciar que todas as crianças do reino devem comparecer ao palácio imediatamente. Como está muito velho, ele precisa de um sucessor. Cada uma das crianças recebe uma semente especial e aquele que provar que fez o melhor possível no cultivo da planta dentro de um ano, será o novo Imperador.

“Esse texto eu já conhecia, tinha já feito um exercício com alguns alunos meus há alguns anos atrás e estava ‘namorando’ ele para montar. Fiz essa adaptação para que a gente pudesse contar essa história usando objetos. A gente utiliza vaso, flores para trazer a história. Eu busquei muito tentar trazer para a adaptação a essência da história, que é essa questão da honestidade, falar a verdade, buscar a sinceridade sempre”, explica Helton.

Para o espetáculo, a companhia mantém uma parceria com o músico Valterci Hulkinho, que compôs a trilha sonora.

“A gente se entende e acredita no poder da arte. Temos ideias muito parecidas de como pensar a música dentro do espetáculo”, acrescenta o diretor.

A apresentação em Mogi ocorre a convite da Cia Ofélias de Teatro, que organiza o encontro regional há vários anos na cidade.

ACONTECE: A estreia de “Historieta” ocorre neste domingo, às 15h, no anfiteatro da Escola Estadual Luiz Martini, localizada na Rua Francisco Franco de Godoy Bueno, 175, Pedregulhal. A entrada é gratuita.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!