Fábrica das Artes abre inscrições para o Americana Mostra – O Liberal

Fábrica das Artes abre inscrições para o Americana Mostra

Interessados podem se inscrever até o dia 7 de março; festival acontece entre 17 e 21 de abril em vários pontos do município


A Associação Fábrica das Artes está com inscrições abertas para grupos de teatro e música para se apresentarem no 11º Festival Americana Mostra, de 17 a 21 de abril, em Americana. Este ano, além do espaço do “Fábrica”, a mostra irá ocupar as praças de bairros da cidade.

“A ideia é sair do convencional, descentralizar a arte e atingir um público diferente, levar cultura e lazer aos bairros, à população que não necessariamente frequenta o ‘calçadão’ ou o ‘parque Ecológico’ de Americana [locais que receberam apresentações nas edições anteriores]”, explica um dos organizadores do festival, o ator e dramaturgo Carlos Justi.

Foto: Divulgação
Espetáculo teatral “O Palhaço Sou Eu”, que foi apresentado em local público durante o Americana Mostra acontecido em 2019

Os bairros ainda estão sendo estudados pela organização do evento junto à Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e serão divulgados a tempo das apresentações, segundo Justi. Na programação do Americana Mostra 2020 estão previstas oito atrações artísticas, sendo cinco espetáculos adultos, três espetáculos de rua e um show musical. A categoria dança ficará de fora este ano devido ao “pouco tempo disponível”.

“A dança foi um sucesso na edição anterior. Este ano, infelizmente não vamos conseguir, mas devemos retomar em 2021”, diz o organizador. Em 2019 foram oito dias de apresentação e 12 atrações.

Os interessados em participar do 11º Festival Americana Mostra devem fazer a inscrição do projeto gratuitamente até o dia 7 de março pelo link https://bit.ly/2SlbCjt. Podem se inscrever projetos já existentes e inéditos. O Fábrica das Artes oferece uma ajuda de custo no valor de R$ 500 aos grupos selecionados.

A Mostra

O Americana Mostra surgiu em 2010 por iniciativa da Associação Fábrica das Artes, visando o fortalecimento do movimento teatral de Americana, a integração de diferentes artes, a troca de experiências e a formação de público. Desde a primeira edição foram realizadas 157 apresentações entre Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Literatura e Cinema, além de palestras, seminários, oficinas e workshops.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora