Espetáculos para crianças tomam conta dos teatros

“Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Fujão” passa pelo Teatro Municipal de Americana, reiventando o clássico infantil


Foto: Divulgação
Conto clássico do século 14, na Europa, Chapeuzinho Vermelho ganha ares mais modernos para as crianças do século 21 em apresentação na região

Em mês de férias escolares, quem “reina” é o público infantojuvenil. Por isso, atrações culturais voltadas para este público ganham maior espaço neste período. Em Americana, o Teatro Municipal Lulu Benencase recebe o espetáculo “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Fujão”. A montagem será encenada no domingo, às 10h. Já o Sesc (Serviço Social do Comércio) Piracicaba abre as portas para a programação infantil por meio do projeto Cena Criança, que promove peças teatrais todos os sábados, às 16h, com entrada gratuita.

“Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Fujão”, considerado um clássico infantil, ganha elementos que refletem sobre a ação predatória do homem e suas consequências no meio ambiente. Tudo é realizado de forma lúdica, para que a mensagem seja compreendida com facilidade pelos pequenos da plateia. Nesta versão, o Lobo, que deveria ser mau, se revela mais uma vítima da ação predatória do homem contra a natureza. Quando esquecem de trancar o portão de sua jaula em um zoológico, o animal escapa e, ao fugir para a floresta, encontra Chapeuzinho. A garota então ajuda o lobo a voltar ao seu lar.

“Fizemos uma releitura de um clássico da literatura infantil voltada para os dias atuais como forma de inserir no universo infantil questões sérias, sem abrir mão da fantasia”, destacou o produtor Ronaldo Britto na ocasião da encenação da peça em Santa Bárbara d’Oeste, no mês passado. Os ingressos para o espetáculo custam entre R$ 10 e R$ 20. O Teatro Municipal Lulu Benencase fica na Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol. Informações pelo telefone.

Cena Criança. A Companhia Paulista de Artes realiza temporada no Sesc Piracicaba neste mês, por meio do projeto Cena Criança. A programação começa hoje com o espetáculo “Romeu e Julieta”, e segue nas próximas semanas com “Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias”, “Faz de Conta que Você Canta e Canta Um Conto A Cada Canto” e “O Príncipe Feliz”, respectivamente. As sessões ocorrem todos os sábados, às 16h, e os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência.

“Romeu e Julieta”, o mais recente espetáculo no currículo da Companhia Paulista de Artes, é uma adaptação da tragédia romântica do dramaturgo inglês William Shakespeare, que fala de duas poderosas emoções: o amor e o ódio. A programação também celebra os 25 anos de atividades ininterruptas da companhia, que soma mais de cinco mil apresentações realizadas em todo país, passando por importantes capitais e cidades do interior e também em países como Áustria, Estados Unidos, Portugal e México. O Sesc Piracicaba fica na Rua Ipiranga, 155, Centro. Informações pelo telefone (19) 3437-9292.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora