29 de março de 2024 Atualizado 10:41

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fábrica das artes

Espetáculo une Bertold Brecht e danças urbanas

Em livre adaptação, 'Ópera dos 3 Réis' dá ênfase à linguagem crítica do hip hop; espetáculo será apresentado neste sábado, a partir das 20h

Por Rodrigo Pereira

14 de setembro de 2019, às 07h04 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h32

Concepções brechtianas com a roupagem das danças urbanas ocupam o Fábrica das Artes neste sábado, a partir das 20h, no espetáculo “Ópera dos 3 Réis”. Criada pela Cia Eclipse, de Campinas, a obra é um musical que mistura dança e teatro, livremente inspirado na “Ópera dos Três Vinténs” (1928), escrita pelo alemão Bertold Brecht. A entrada é no ticket cultura – o espectador decide o valor que deve ser pago.

O espetáculo apresenta uma reflexão sobre temas abordados por Brecht à luz do contexto brasileiro contemporâneo. Escancarando a honestidade humana em uma estrutura social falha, corrupta e desigual, traz uma experimentação da relação da obra dramatúrgica com a própria vida dos bailarinos-atores.

Foto: Divulgação
Destaque em eventos como a Olimpíadas e Copa, a Eclipse traz obra que aborda estruturas sociais

Com foco principal à dança, a companhia teve o desejo de experimentar falas e o canto, o que deu origem ao espetáculo, explica Luciana Mizutani, que foi convidada para realizar a direção junto com Ricardo Cardoso, Ana Cristina Ribeiro e Ana Clara Amaral. Seu papel é o de conduzir a parte cênica.
“Sempre que a gente parte de um texto que já é tão antigo, europeu, esses textos são distantes de nós e sempre é necessária uma atualização”, explica Luciana.

Para ela, a potência crítica da linguagem principal do espetáculo dá o ponto de encaixe com os temas abordados. “As danças urbanas se inserem no mundo da dança como um lugar de ruptura, como um lugar de contestação, como um lugar que abre as possibilidades, que amplia o pensar a dança”, avalia.
Dentro do hip hop, a companhia explora diferentes subgêneros, como voguing, popping, locking e krumping para transmitir a mensagem.

“Esses estilos específicos fazem parte da construção de personagens específicas. Por exemplo, o voguing está na construção corporal do universo das prostitutas que existem no espetáculo. O krumping tem um viés muito de luta e os discursos que são mais políticos e de indignação estão pautados nesse estilo. Então, é muito intrincada a relação das danças urbanas com o próprio espetáculo, mesmo que o texto do Brecht seja nosso ponto de partida”, finaliza Luciana.

A montagem foi contemplada pelo ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado. Com 17 anos de trabalho, a Cia Eclipse foi atração na Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil.

Acontece: O espetáculo “Ópera dos 3 Réis” será apresentado neste sábado, a partir das 20h, no Fábrica das Artes (Rua Cícero Jones, 146, Vila Rehder, Americana). A entrada é pelo ticket cultura – o espectador decide quanto pagar.

Publicidade