Atrizes aliam feminismo com a velha arte circense

Aprisionamento do universo feminino e feminicídio são criticados no espetáculo


Os aprisionamentos ao qual o universo feminino é submetido são explorados por meio de técnicas acrobáticas, aéreas e de equilíbrio, aliados a um contexto teatral, no espetáculo gratuito “Entre Elas”, que será apresentado em Santa Bárbara d’Oeste, nesta sexta-feira, a partir das 19h.

Realizada pela Cia Armárias, a obra é realizada por meio do Circuito Cultural Paulista. Na trama, três mulheres (Karen Nashiro, Munique Tavares e Prisicla Cereda) assumem diferentes perfis para dar vida aos estereótipos sociais e espelhar as deficiências visíveis e invisíveis nesse contexto.

Foto: Divulgação
Peça busca debater o papel da mulher na sociedade

“A mulher desde a sua infância é condicionada à espera: do príncipe, para ser salva da masmorra, ficando sempre neste lugar passivo e nunca protagonista de suas escolhas. É justamente estes aprisionamentos estruturais que impedem que a mulher perceba que está num relacionamento abusivo”, apontam as integrantes do grupo.

Citando a estatística de que a cada duas horas uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil, as artistas citam que o objetivo é provocar a união entre as mulheres contra esse tipo de violência. “A arte vem como forma de transformação social impedindo que mulheres sejam mortas dia após dia”, acrescenta.

Os elementos circenses reforçam a dramaturgia das cenas. “Um mini-quadrante representa um armário. A contorção representa o corpo que não se movimenta dentro dos padrões. Cadeiras comum de uma casa se tornam cadeiras acrobáticas. O tecido em gota representa o momento de sofrimento, libertação e a sombra que habita dentro da casa de muitos brasileiros”, descreve o trio.

A violência de gênero é o mote do grupo, que surgiu em 2018, é formado por Karen, Munique e Priscila e já soma participações na Virada Cultural 2018, além do Centro Cultural Tendal da Lapa e Festival Internacional de Circo, neste ano.

ACONTECE: “Entre Elas” será apresentado nesta sexta-feira, a partir das 19h, no Teatro Municipal Manoel Lyra (Rua João 23, Centro), com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes na bilheteria. Mais informações: (19) 3464.9424.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora