Ator Murilo Rosa revisita vários de seus personagens

Obra tem estreia nacional hoje em Campinas explorando relação permanente entre o ator e seus vários outros ‘eus’


Quando o ator recebe um novo papel, o quanto do personagem fica permanentemente nele, o quanto o transforma e o quanto é transformado por ele? Algumas dessas questões são base para a peça “Entusiasmo”, na qual Murilo Rosa celebra seus 25 anos de carreira revisitando seus trabalhos mais icônicos e cantando trilhas sonoras que os marcaram. A estreia nacional ocorre no Teatro Iguatemi, em Campinas, neste sábado e domingo.

Foto: Rogério Mesquita - Divulgação
Ator que comemora 25 anos de carreira em 2018 revive sobre o palco personagens marcantes do cinema, teatro e da televisão

Ao Liberal, ele revelou que também trata-se de um ano especial em sua carreira por estar envolvido em diferentes formatos: novela, filmes e série. “Entusiasmo é a palavra que mais me persegue e eu persigo ela ao longo desses 25 anos, e a gente resolveu que não tem como não falar nos 25 anos sem falar dos personagens. Então, eu quero colocar os personagens à frente, não eu à frente”, explica.

O formato, analisa ele, é “50% teatro e 50% show”. Uma estrutura na qual trabalha pela primeira vez.

Ao comentar que idealizou, escreveu e dirigiu o espetáculo, ele aborda um pouco da dicotomia entre ser tantos no palco mas estar quase sozinho neste processo produtivo. “Sou eu, a banda e estes personagens, que estão em mim, vamos dizer assim. É um espetáculo que muitas decisões são decisões que você vai tomando em um processo criativo muito solitário”, reflete.

Para Murilo, aqueles seres ficcionais que interpretou ao longo dos anos tomam dimensões diferentes ao longo do tempo. E às vezes, de uma forma até inimaginada. “Às vezes um gesto, uma atitude daquele personagem ajudou alguém. Tem personagem que você faz e pode mudar sua vida financeira, tem personagem que você faz e pode mudar sua vida pessoal”.

Estilos. A trilha sonora é composta de músicas pessoais e canções que foram trilhas sonoras de obras abordadas. O estilo varia do folk de Bob Dylan às violas caipiras de Almir Sater. O ator é acompanhado ao vivo pela banda formada por Felipe Duram (diretor  e produtor musical), Thiago Iacanga (guitarras), Hugo Batera (bateria), Ricardo Fogo (baixo) e Jonatas Mancuzo (teclado).

A apresentação é complementada por uma arte no telão em que, em alguns momentos, os personagens aparecem sutilmente junto à homenagem musical.

Acontece. “Entusiasmo” será apresentada às 21h30 neste sábado e às 19h no domingo. O Teatro Iguatemi fica na Avenida Iguatemi, 777, Vila Brandina. Os ingressos custam R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria ou em www.ingressorapido.com.br.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!