19 de abril de 2024 Atualizado 22:42

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Teatro

‘Anatomia Maquibeth’ discute loucura e jogos de poder

Grupo Galhofas apresenta no Fábrica das Artes o espetáculo que entrelaça política com texto clássico de Shakespeare

Por Rodrigo Pereira

17 de agosto de 2019, às 09h12 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h32

Discursos de políticos brasileiros permeiam falas de personagens de um clássico de Shakespeare em “Anatomia Maquibeth”, que a o Grupo Galhofas, de Descalvado, apresenta neste sábado, a partir das 20h, no Fábrica das Artes, em Americana. A entrada é pelo ticket cultura – o espectador decide quanto pagar. 

No palco, Ana Carolina Costa e Felipe Casati interpretam dois personagens-chave da obra: o general e a Lady Macbeth. A partir de um aprofundamento no texto, o grupo idealizou uma “anatomia” dele, recortando trechos dele, recompondo ordem e se permitindo realizar alterações ou adaptações.

Foto: Divulgação
Espetáculo entrelaça política com texto clássico de Shakespeare

O processo era realizado em plena campanha eleitoral, o que o influenciou diretamente. “Quando a gente ia propor as performances e as imagens a partir do texto era inevitável que viessem também os textos políticos que a gente estava lendo no jornal, no noticiário. Nosso texto é um recorte e colagem dos trechos do texto clássico e de falas de presidentes desde a década de 1960 no Brasil”, explica Ana Carolina.

Ela afirma que o objetivo foi buscar as questões humanas que Shakespeare trabalhava. “São questões humanas atemporais, atravessam épocas, gerações, continentes”. 

Adentrando o terreno dos jogos de poder, a companhia acabou por aprofundar também um tema recorrente em suas dramaturgias: a loucura. Ela é pinçada a partir da cena na qual Lady Macbeth se depara com um ato que cometeu, com manchas de sangue nas mãos que não saem mesmo que já tenham sido lavadas muitas e muitas vezes. 

“Esse tipo de loucura, de não conseguir lidar com as consequências do próprio desejo de poder acabou saindo daquela cena específica e se espalhando por toda a dramaturgia”, reflete a atriz. “Ao final, temos a sensação de estar diante de uma reportagem sobre os últimos acontecimentos da política, seja ela nacional ou internacional”, revela o diretor Mauro Júnior.

A realização do espetáculo é do Grupo Galhofas, Programa de Qualificação em Artes, Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e POIESIS – Organização Social de Cultura.

ACONTECE: O espetáculo “Anatomia Maquibeth” será apresentado a partir das 20h deste sábado, no Fábrica das Artes (Rua Dr. Cícero Jones, 146, Vila Redher). O ingresso é pelo ticket cultura – o espectador escolhe quanto pagar.

Publicidade