Santa Bárbara recebe o 15º Encontro de Contos

Abertura da programação do evento reuniu cerca de 80 pessoas no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados na última segunda-feira


Está aberta a temporada de contação de histórias em Santa Bárbara d’Oeste e região. A abertura da 15ª edição do Encontro de Contos – Encontro Regional de Contadores de História reuniu cerca de 80 pessoas no auditório do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), na noite da última segunda-feira. O projeto acontece até o dia 22 e inclui programação variada, com workshops e apresentações gratuitas à toda população, em diversos pontos da cidade.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

E se “quem conta um conto aumenta um ponto”, para este ano o projeto ampliou a programação para outras quatro cidades: Nova Odessa, Limeira, Iracemápolis e Capivari que também irão promover atividades e apresentações gratuitas em espaços de cultura locais.

Foto: Companhia Xekmat / Divulgação
Os atores Roberto Isler e Amauri Oliveira, da Cia Xekmate de Teatro, abrem evento no CEU das Artes

“São cidades em que já tocamos projetos e percebemos uma carência de eventos de narrativa oral e, sendo um evento regional, estendemos a programação para essas cidades também”, explica um dos coordenadores do projeto, Amauri de Oliveira. A inclusão dos municípios foi possível graças à verba recebida através do ProAC (Programa de Ação Cultural) do Estado de São Paulo.

A ampliação do projeto permitiu que outras linguagens artísticas fossem acrescidas à programação, segundo Oliveira. “Além da contação de história, este ano teremos teatro, teatro narrativo, teatro infanto-juvenil, teatro adulto e música. Também aumentamos o número de oficinas específicas aos contadores de história que serão quatro e já estão com as inscrições esgotadas”, comemora.

Outra novidade para essa edição é o Chá de Histórias que acontecem no dia 17 e 19, às 14h, na Amoban (Associação dos Moradores do Bairro Mollon) e Estação Cultural, respectivamente. Na ocasião, histórias e causos do passado serão relembrados pelos contadores, sob uma linguagem mais adulta.

“A contação de histórias não é só para crianças como alguns pensam. Ela é para o jovem, para o adulto e para a terceira idade, o que muda é a linguagem usada.

O Encontro de Contos vai proporcionar esse encontro entre contadores e os grupos da terceira idade da cidade, com uma tarde de histórias, café e chás”, diz o coordenador. O evento é gratuito aberto a toda população.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” aborda a substituição da mão de obra de pessoas mais velhas por outras mais novas na RPT (Região do Polo Têxtil), em 2019. Ouça:

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora