05 de junho de 2020 Atualizado 22:27

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Pinacoteca lança exposição de vídeos online

A partir desta terça-feira (12), cinco obras do acervo da Pinacoteca de São Paulo estarão disponíveis no site do museu

Por Natália Velosa

11 Maio 2020 às 09:48 • Última atualização 11 Maio 2020 às 10:17

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, lança “Distância”, a primeira exposição de vídeos e filmes transmitida nos meios digitais durante o período de confinamento social.

A ação é inédita e reúne cinco trabalhos do acervo que poderão ser vistos a partir deste terça-feira (12), até o dia 3 de agosto, no site da Pinacoteca. A curadoria é de Ana Maria Maia.

As obras

As obras selecionados são: Da janela do meu quarto (2004) de Cao Guimarães; O batedor de bolsa (2011) de Dalton Paula; Tarefa I (1982) de Leticia Parente; 9493 (2011) de Marcellvs L.; e A banda dos sete (2010) de Sara Ramo.

Cena de 9493, de Marcellvs L. – Foto: Divulgação

9493, do artista Marcellvs L e Da janela do meu quarto (2004), de Cao Guimarães, são caracterizadas por situações de voyeurismo, na qual os movimentos de uma outra pessoa são admirados discretamente.

Nos vídeos Tarefa I, de Letícia Aparente, e O batedor de bolsa, de Dalton Paula, o sentido de distância extrapola os limites físicos e entra no campo social.

Em Tarefa I, uma empregada doméstica negra passa roupa da artista sem tirá-la do corpo. O movimento causa estranheza e propõe uma reflexão sobre o legado da servidão.  Dalton Paula problematiza outro estereótipo, expondo a associação preconceituosa de que jovens, negros e do sexo masculino é que cometem criminalidade de furtos.

Por último em A banda dos sete de Sara Ramo, o senso crítico e investigativo do públicoé aguçado para que passa a suspeitar de todo o discurso, o que possibilita até mesmo a criação de histórias.

#PinaDeCasa

No projeto #pinadecasa são publicados no Instagram obras da coleção do museus, curiosidades, dados históricos e explicações dos curadores. Todo sábado, às 11h, também tem live no instagram da Pina.

Além disso, é possível fazer uma visita online pelo Tour Virtual 3D da Pinacoteca de São Paulo, criado pela Startup iTeleport Vivências Virtuais, que está disponível no site do museu.

Podcast Além da Capa
A quarentena decretada no Estado de São Paulo para combater a proliferação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) completa 50 dias nesta semana. Com as restrições impostas, muitas pessoas tiveram a rotina, hábitos e até o convívio familiar alterado. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o repórter André Rossi, que ouviu moradores da região para entender como a pandemia mudou a dinâmica de suas vidas.