Parque Aimaratá promove passeio noturno nesta quinta-feira

Trajeto de três quilômetros permite observação e fotografias de animais; ao final terá sessão de contação de histórias infantis


Prática de fotografia noturna e contação de histórias estão na programação do 4º Passeio Noturno, que vai ocorrer nesta quinta-feira, a partir das 19h, no Parque Aimaratá, em Americana. O custo da atividade é R$ 5 e é preciso se inscrever por e-mail (contato@aimarata.com.br).

Foto: André Ricardo de Souza
Ação ajuda público a ter contato com a natureza local e ainda ter acesso a uma programação cultural em horário alternativo

O evento foi criado no ano passado, quando teve três edições. Neste ano, será realizado pela primeira vez. “A gente reúne as pessoas um pouco antes das 19h, todo mundo chega na sede do parque e faz um pequeno aquecimento, explicando os lugares por onde vamos passar. Aí fazemos as trilhas que estamos acostumados de dia, só que à noite”, explica Ana Zanaga Zeitlin, presidente da associação que coordena o parque.

Ela conta que a experiência de andar na mata à noite é diferente. “Você usa outros sentidos. O objetivo é despertar esse lado nas pessoas: ‘o que vou observar à noite que é diferente de dia?’”, acrescenta.

Como não há restrição a idades, são criados dois grupos: um com famílias com crianças e outro com pessoas que estão interessadas em observar animais com hábitos noturnos, atividade que exige silêncio.

“Eles saem no sentido oposto um do outro e vão se encontrar no meio do caminho e chegar todos ao mesmo lugar, mas fazem o passeio independente. Cada grupo vai ter um guia. O guia que acompanha família com crianças tem mais experiência em acompanhar esses grupos. E o pessoal que vai para observação vai com guia de observação de aves e animais noturnos”, conta a coordenadora.

No trajeto, que tem quase três quilômetros, é possível observar e fotografar corujas, curiangos, ouriços, gambás e lebres.

“Ao final, quando os dois grupos se encontram, a guia que está com as crianças sempre prepara uma história que vai contar. Normalmente, ela busca alguma lenda, faz uma adaptação e uma apresentação para o grupo”, detalha Ana. Para o passeio desta quinta já há 60 inscritos.

ACONTECE: O Passeio Noturno ocorre nesta quinta-feira, a partir das 19h, no Parque Aimaratá, que fica localizado na Rua Rio Vermelho, s/n, Jardim Balsa 2. Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail para contato@aimarata.com.br informando o completo, idade e um telefone de contato. O custo da atividade é R$ 5.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!