28 de março de 2024 Atualizado 10:54

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Operários

Palácio dos Bandeirantes expõe obra de Tarsila

Visitas gratuitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16 horas, na sede do palácio, na capital

Por Leonardo Oliveira

14 de outubro de 2019, às 08h12 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 09h51

Uma das principais obras de Tarsila do Amaral está em exposição no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. A tela “Operários”, pintada em 1933, depois que a pintora voltou de uma temporada na antiga União Soviética, pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 10h às 16 horas.

Foto: Reprodução
Pintura retrata o período em que teve início a industrialização brasileira, com o surgimento da classe operádia

Para visitar a obra, é necessário chegar com antecedência para fazer o cadastro, já que o passeio é monitorado e acontece a cada hora. O palácio fica na Avenida Morumbi, 4500, no bairro Morumbi, na capital.

Características da pintura

Feito em óleo sobre tela, o trabalho, exposto no palácio do Governo desde 1º de outubro, reflete o movimento artístico chamado Modernismo e representa a diversidade racial e cultural dos trabalhadores que migraram para São Paulo em busca de emprego nas fábricas que começavam a surgir no Estado.

A obra foi pintada no ano de 1933, depois que Tarsila, paulista de Capivari, voltou de uma temporada na antiga União Soviética, em que chegou a trabalhar como proletária após perder seu patrimônio com a Grande Depressão.

“Operários”, que mostra ao fundo uma fábrica e em primeiro plano um aglomerado de trabalhadores com expressão facial neutra, retrata o período em que teve início a industrialização brasileira, em especial a paulistana, com o surgimento da classe operária.

Publicidade