15 de julho de 2020 Atualizado 15:48

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Operários

Palácio dos Bandeirantes expõe obra de Tarsila

Visitas gratuitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16 horas, na sede do palácio, na capital

Por Leonardo Oliveira

14 out 2019 às 08:12 • Última atualização 27 abr 2020 às 09:51

Uma das principais obras de Tarsila do Amaral está em exposição no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. A tela “Operários”, pintada em 1933, depois que a pintora voltou de uma temporada na antiga União Soviética, pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 10h às 16 horas.

Foto: Reprodução
Pintura retrata o período em que teve início a industrialização brasileira, com o surgimento da classe operádia

Para visitar a obra, é necessário chegar com antecedência para fazer o cadastro, já que o passeio é monitorado e acontece a cada hora. O palácio fica na Avenida Morumbi, 4500, no bairro Morumbi, na capital.

Características da pintura

Feito em óleo sobre tela, o trabalho, exposto no palácio do Governo desde 1º de outubro, reflete o movimento artístico chamado Modernismo e representa a diversidade racial e cultural dos trabalhadores que migraram para São Paulo em busca de emprego nas fábricas que começavam a surgir no Estado.

A obra foi pintada no ano de 1933, depois que Tarsila, paulista de Capivari, voltou de uma temporada na antiga União Soviética, em que chegou a trabalhar como proletária após perder seu patrimônio com a Grande Depressão.

“Operários”, que mostra ao fundo uma fábrica e em primeiro plano um aglomerado de trabalhadores com expressão facial neutra, retrata o período em que teve início a industrialização brasileira, em especial a paulistana, com o surgimento da classe operária.