Trio de cordas realiza série de concertos na região

Com quase duas décadas de parceria musical e cerca de 750 apresentações, projeto clássico inicia circulação pela região com concerto em Americana


De Manaus a Rio Grande, atravessando a fronteira e passando pelo Chile e Argentina, em 18 anos e cerca de 750 concertos. Com esse currículo o trio de cordas formado por Pablo de León (violino), Horácio Schaefer (viola) e Roberto Ring (violoncelo) chega a Americana nesta quarta-feira para iniciar mais uma edição do Concertos EPTV, que vai circular por cidades da região com a participação especial da pianista israelense Roglit Ishay.

Foto: Arnaldo Pappalardo
Trio de cordas recebe a pianista Roglit Oslay nesta quarta-feira
no Teatro Municipal Lulu Benencase, de Americana

O projeto é realizado com patrocínio do Ministério da Cidadania, CCR Autoban e Instituto CCR. Na primeira parte, o programa terá o “Quarteto de Piano em Dó menor Op. 15”, de Gabriel Fauré. Em seguida, o “Quarteto de Piano Nº 2 em Mi bemol maior Op. 87”, de Antonín Dvorák. Ambas as peças são do período Romântico e têm, cada uma, quatro movimentos.

“São obras apaixonantes, lindas. E nós já tocamos com ela [Roglit] outras vezes no passado. É uma pianista espetacular, deslumbrante e se entrosa muito bem no grupo”, exalta Roberto.

O violoncelista afirma que já considera Pablo e Horácio como irmãos depois de tantos anos de parceria. O trio já representou o Brasil no exterior e tocou em locais como o Festival de Ushuaia, a cidade mais ao sul do mundo, na Argentina.

E também já se apresentou em favelas brasileiras. “Tivemos momentos que são emocionantes pelo fato de você estar fora da zona de conforto tocando para uma população carente que não tem oportunidades e o pessoal te recebe muito bem e fica muito emocionado”, conta o músico.

Entre os momentos marcantes ele se lembra de um concerto em uma igreja lotada em Artur Nogueira, quando um morador de rua começou a falar sem parar. “Ele não parava de falar: ‘agradeço a Deus por me dar esse momento’. A organizadora, após o concerto, falou: ‘Não deu para mandar ele ficar quieto’. Eu falei: ‘fez muito bem”, relembra.

Nesta circulação serão realizados ainda dois workshops, ambos na próxima segunda-feira (27 de maio). Em Americana, a aula vai ocorrer às 10h30h, no Centro de Cultura e Lazer (Avenida Brasil, 1293, Parque Residencial Nardini). Em Limeira, ocorre às 17h, no Palacete Levy (Largo da
Boa Morte 11, Centro).

Programação do Concertos EPTV:

Americana
22/05 Quarta, 20h00
Teatro Municipal
Rua Gonçalves Dias 696, Jd. Girassol

Piracicaba
23/05 Quinta, 20h00
Teatro Municipal
Av. Maurice Allain 401, Pq. do Engenho

Campinas
24/05 Sexta, 20h00
Teatro Municipal
Rua Conselheiro Gomide 62, Vila Industrial

S. Bárbara
25/05 Sábado, 20h00
Teatro Municipal
Rua João 23, Centro

Limeira
26/05 Domingo, 19h00
Teatro Vitória
Praça Toledo Barros s/n, Centro

Campinas
06/06 Quinta, 20h00
Espaço Maria Monteiro
Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n, Vila Padre Anchieta

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora