Teatro Municipal recebe concerto que celebra 130 anos da abolição

Idealizado pela cantora lírica Elisabete Almeida, o concerto vai contar com a Banda Monsenhor Nazareno Maggi e o Coro InCantus, além de seis atores


Foto: Divulgação
O concerto vai contar com a Banda Monsenhor Nazareno Maggi e o Coro InCantus, além de seis atores

O Teatro Municipal Lulu Benencase recebe, nesta quinta-feira, o “Concerto Negro Spirutual’s – Canto de Força, Fé e Liberdade”. O espetáculo comemora os 130 anos da abolição da escravidão no Brasil com a execução de canções entoadas por escravos nas lavouras americanas, além da declamação de obras dos poetas Castro Alves e Machado de Assis. Idealizado pela cantora lírica Elisabete Almeida, o concerto vai contar com a Banda Monsenhor Nazareno Maggi e o Coro InCantus, além de seis atores. A entrada é gratuita.

A cantora Elisabete contou que foi chamada pela Banda para participar de uma apresentação e fez a proposta desse espetáculo, que foi abraçada pelo grupo. Ela explicou que a escolha das músicas se deu pela mensagem de esperança que carregam. Canções dessa época e com esse teor entoadas por escravos brasileiros não foram preservadas, segundo Elisabete, por isso foram escolhidas músicas americanas. “São canções que trazem a esperança de uma terra prometida, onde vão encontrar a paz e ser livres”, disse a cantora.

Os atores convidados vão declamar poemas como Tragédia no Lar; trechos do Navio Negreiro, ambos de Castro Alves; e Criatura, de Machado de Assis. Os ingressos podem ser retirados na recepção da Secretaria de Cultura e Turismo; na Escola de Música Heitor Villa Lobos e na bilheteria Teatro Municipal Lulu Benencase.

ANIVERSÁRIO
Esse concerto integra as apresentações em comemoração ao aniversário de um ano do Coro InCantus. O grupo nasceu a partir da necessidade de atender as paróquias da diocese de Limeira e região, que no geral não possuem coro sacro. O grupo também faz parte da pesquisa de mestrado do regente Eduardo Lustosa. Ele é composto por 35 integrantes, entre adolescentes, adultos e idosos. Independente, o Coro InCantus possui sede na Capela do Carioba, a escolha do local se deve à acústica da capela bem como seu valor histórico. A próxima apresentação comemorando o aniversário do Coro será na Paróquia do Bairro Cidade Jardim, no dia 21 de maio.

ACONTECE. O Concerto Dia da Libertação ocorre nesta quinta-feira, às 20h. A entrada é gratuita. O Teatro Municipal Lulu Benencase fica na Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol. Informações pelo telefone 3461-3045.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!