SB recebe 3º Encontro de Orquestras de Violas

Evento no Centro de SB vai receber cerca de 200 instrumentistas ao longo deste domingo, numa grande comemoração da cultura caipira


Foto: Divulgação
A abertura será às 10 horas, com a apresentação da Orquestra de Violeiros de Americana

O som da viola vai ecoar pela Praça Coronel Luiz Alves, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste, neste domingo. Cerca de 200 pessoas vão subir ao palco ao longo do dia durante o 3º Encontro de Orquestras de Violas – Causos, Violas e Violeiros. O evento faz parte do calendário oficial do município e tem entrada franca.

É a primeira vez que o encontro acontece na praça. Nas duas últimas edições, ele foi realizado na Usina Santa Bárbara. A expectativa dos organizadores é de que, a exemplo dos anos anteriores, ele atraía os amantes da viola e da música raiz não apenas da região, mas de outras cidades do Estado.

A abertura será às 10 horas, com a apresentação da Orquestra de Violeiros de Americana. Ainda no período da manhã, acontece a apresentação da Orquestra Barbarense Feminina de Viola. Composta por 16 mulheres, ela se apresenta ao lado de dois grupos convidados, “Amigos Violeiros” e “Já Pro Palco”. Em duas canções, haverá a participação especial de alunos do Ciep (Centro Integrado de Ensino Público) José Renato Pedroso, de Santa Bárbara.

No período da tarde, o palco será dos violeiros da Orquestra de Violas de Limeira e da Orquestra de Violeiros Geraldo Meirelles, de Santa Bárbara. O encerramento será com a Orquestra Barbarense de Viola. Entre uma apresentação e outra, haverá intervenções com duplas sertanejas, fanfarra e Folia de Reis.

O professor de música e maestro Eberson Aparecido Ferraz, o Binho, é um dos organizadores do evento. Ele destaca que o objetivo do encontro é preservar a tradição da música raiz e ao mesmo tempo apresentá-la para as novas gerações. No repertório das orquestras, músicas ligadas à cultura caipira.

A resposta do público se traduz no número de pessoas que prestigiam o evento. “Muita gente é amante da moda de viola”, ressalta Binho. Ele chama atenção para a importância da viola na cultura brasileira. “A viola caipira é um instrumento típico brasileiro e de uma sonoridade linda. Se a gente não fizer alguma coisa, ela vai caindo no esquecimento”.

Na avaliação de Binho, o Encontro de Orquestras de Viola também ajuda a preservar os costumes do interior paulista e a formar novos ouvintes conscientes na preservação da cultura regional. A Secretaria de Cultura e a Prefeitura de Santa Bárbara apoiam e ajudam na organização do evento, que conta ainda com o apoio da emissora EPTV.

Acontece. O 3º Encontro de Orquestras de Violas – Causos, Violas e Violeiros será realizado na praça central de Santa Bárbara d’Oeste, neste domingo, a partir das 10 horas. O evento se estende durante todo o dia e tem entrada franca.O 3º Encontro de Orquestras de Violas – Causos, Violas e Violeiros será realizado na praça central de Santa Bárbara d’Oeste, neste domingo, a partir das 10 horas. O evento se estende durante todo o dia e tem entrada franca.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora