Projeto T.R.E.N abre hoje o S. Bárbara! Rock Fest

Homenageando bandas de destaque do rock brasileiro, show é o grande destaque do primeiro dia do S.Bárbara! Rock Fest


Chegando à sua quarta edição e consolidando-se como um dos maiores festivais do gênero na região, o S.Bárbara! Rock Fest começa nesta quinta-feira e traz 46 bandas divididas em quatro noites de shows gratuitos, no Novo Pátio da Usina Santa Bárbara. Encerrando a programação de hoje, o Projeto T.R.E.N. vai apresentar uma miscelânea de hits do rock nacional, dos anos 1980 aos 2000. Uma história que se mistura à dos membros do grupo.

O prefácio se deu na banda D’Chapas, então integrada pelo vocalista e guitarrista Ivan Sader e remanescentes do Charlie Brown Jr., entre eles o baterista Bruno Graveto. A formação não deu certo devido a conflitos de agendas, mas a sintonia entre Ivan e Graveto os levou a idealizar o T.R.E.N., abreviação para “Tributo ao Rock Nacional”, em 2014.

Foto: Divulgação
Projeto T.R.E.N. faz reunião de membros de diversas bandas do pop rock nacional

“Esse lance de fazer uma homenagem ao rock nacional foi porque além do Graveto ter feito parte do Charlie Brown Jr. por seis anos, a gente via que as pessoas fazem muitas homenagens às bandas gringas e a gente tem um rock nacional riquíssimo aqui e a gente gosta muito. Fez parte da minha formação musical e do Graveto”, explica Ivan.

Uma das marcas do grupo acabou se tornando a formação flexível, sempre aberta a participações de amigos.

“A gente convidava para determinados shows conforme a agenda livre de cada um e de uns tempos para cá eu reencontrei o Mingau [baixista do Ultraje A Rigor], um amigo de muitos anos, e falei: ‘Pô, Mingau, vamos fazer uma participação lá no T.R.E.N.’. E ele curtiu a ideia, tocou e a química quando a gente fez junto com o Fred Gonçalves, que é o guitarrista, foi muito legal”, acrescenta o vocalista.

No repertório o grupo traz, naturalmente, um apanhado de músicas de Charlie Brown Jr. e Ultraje a Rigor.

“Toca-se bastante coisas dos anos 1980. Costumamos escolher as bandas que fizeram parte da nossa formação e bandas de amigos. O setlist é baseado nisso: a gente pega um pouco da história do Charlie Brown, um pouco da história do Ultraje e mistura com Legião Urbana, Paralamas, Barão Vermelho, Titãs e assim por diante. Coisas que fizeram parte mesmo da nossa história”, revela o músico. Lançar material autoral também está no planos, mas falta tempo, segundo o vocalista.

“A vida de todos é bem corrida. O Mingau tem o The Noite [programa do SBT com participação do Ultraje], o Graveto também tem o projeto autoral dele. Eu tenho um programa na 89 FM, tenho um projeto de rock para criança. A gente quer que quando aconteça isso, que seja bem natural. Mas pretendemos lançar alguma coisa em breve”, finaliza.

Ouça a entrevista com o secretário de Cultura de Santa Bárbara d’Oeste, Evandro Félix, sobre o festival:

Programação

22/08 5ª feira

Palco Terra

19h00 The Working (Rock progressivo)
21h00 Classical Queen (Tributo)
23h00 Projeto T.R.E.N. (Rock nacional)

Palco Jam

19h00 Confraria Rock (Pop rock/Classic rock)
21h00 Ômega Trio (Pop rock)

Palco Água

20h00 Área Rock (Pop rock/Blues)
22h00 Bleck a Bamba (Pop rock/Rock Nacional)

Palco GIG

20h00 Organa (Rock alternativo)
22h00 CPK Rock Band (Classic rock)

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora