28 de março de 2024 Atualizado 09:14

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Música

Projeto agrupa músicos de heavy metal da região

Banda Low Levels of Seretonin acaba de lançar seu disco de estreia, “Katharsis”

Por Rodrigo Pereira

30 de julho de 2019, às 07h40 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h24

A filosofia existencialista de Friedrich Nietzsche, Jean-Paul Sartre e Albert Camus revestida pelo doom e o death metal. Assim se apresenta ao mundo a banda americanense Low Levels of Serotonin, formada por conhecidos músicos do segmento, e que lançou neste mês seu disco de estreia, “Katharsis”.

As primeiras ideias, no entanto, começaram a aparecer há 12 anos, sob o nome de Flactal. Criador do projeto, Wilian Gonçalves entrou de cabeça nele quando saiu do grupo Desdominus, existente desde o início dos anos 1990 e já tradicional na cena do death metal nacional.

Foto: Divulgação
Banda Low Levels of Serotonin mescla estilos que vão do doom ao death metal

Foi então que ele iniciou as gravações e, depois, contou com a ajuda do amigo Douglas Martins (Deep Memories) para a mixagem e masterização. Posteriormente, o convidou para fazer parte em definitivo do projeto e ele aceitou.

“Gravei todos os instrumentos e convidei o amigo Guilherme Maloso para o vocal. Já conhecia o Guilherme há anos, e depois de ouvir seu projeto Motherwood, em parceria com Yuri Camargo, tive a certeza que ficaria ótimo o Low levels com sua participação. Sorte minha ele aceitou o convite e fiquei muito satisfeito com o resultado final”, conta o Wilian.

Das seis letras disponíveis no álbum, quatro foram escritas pelo fundador e duas por Tiago Calegari, autor de livros de contos fantásticos e poesias gótico-medievais não publicadas. Também é criador do zine Rosa Negra e vencedor de alguns concursos de contos.

As letras citam liberdade, escuridão, filosofia, lutas internas, teoria do caos, natureza, dor, nostalgia e solidão. Em grande parte, por influência do interesse de Wilian por filosofia. “Comecei a me interessar nos últimos dois anos. Sou apenas um admirador recente e entusiasta pelo assunto, mas já me reconheço como um existencialista há muito tempo”, revela.

O doom metal é o estilo que mais influencia as composições da Low Levels of Serotonin, mas o death metal sueco também teve importância nas criações, influência que o multi-instrumentista já trazia da
Desdominus, na qual ingressou em 1993.

Uma vez que “Katharsis” teve dois músicos gravando instrumentos e vocais, ainda não há uma certeza sobre possíveis shows ao vivo. “No momento não existe essa intenção, mas futuramente não descarto essa possibilidade”, acrescenta o fundador. O disco foi lançado pelo selo Heavy Metal Rock records, de Americana, e foi disponibilizado em plataformas digitais.

Publicidade