23 de abril de 2024 Atualizado 10:26

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Música

Sinfônica de Americana reúne convidados em concerto

Apresentação terá obras de Heitor Villa-Lobos, Dmitri Shostakovitch e Alfred Schnittke

Por Valéria Barreira

18 de outubro de 2019, às 07h51 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h19

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal.JPG
Regente Knut Andreas ensaia na tarde de ontem com os músicos da Orquestra Sinfônica de Americana, no Anfiteatro da Igreja do Bom Jesus

O violonista brasiliense Álvaro Henrique e o regente alemão Knut Andreas são os convidados especiais da Orquestra Sinfônica de Americana para o concerto de hoje à noite, no Anfiteatro da Paróquia da Igreja Bom Jesus. A apresentação terá obras de Heitor Villa-Lobos, Dmitri Shostakovitch e Alfred Schnittke.

O concerto integra a temporada 2019. Desde o início do ano foram mais de 30 apresentações pautadas pela diversidade. Jazz, ópera e trilhas de filmes, séries e games já fizeram parte do seu repertório. Nesta sexta-feira, o encontro será com o clássico contemporâneo. O maestro Álvaro Peterlevitz destaca a participação do violonista de Brasília, tocando Villa-Lobos.

Conhecido pelo drama e humor de suas performances, além de sua presença de palco, Álvaro Henrique viajou por 15 países e lançou dois álbuns solo e um DVD.

“Como convidado especial da orquestra, ele vai interpretar uma das maiores obras-primas já escritas para violão e orquestra, o Concerto para Violão de Heitor Villa-Lobos. Será uma grande apresentação e também uma ótima oportunidade para os estudantes de música envolvidos com esse instrumento conhecerem de perto um pouco mais da obra desse importante compositor brasileiro”, ressalta o maestro.

A apresentação acontecerá sob a batuta do regente alemão Knut Andreas. Segundo o maestro da Orquestra Sinfônica de Americana, Andreas foi responsável por um dos pontos altos da temporada passada. Desta vez, ele separa o concerto dois compositores russos do século 20, que fazem um contraponto ao músico brasileiro.

“A paixão de Villa-Lobos pela dança e pela cena dramática, por exemplo, é compartilhada por Dmitri Shostakovitch, de quem será tocada uma suíte do balé ‘A Jovem e o Hooligan’, ao passo que a ‘Suíte em Estilo Antigo’, de Alfred Schnittke, é uma autêntica bachiana à moda russa”, compara Peterlevitz.

Na próxima semana, a temporada de apresentações da orquestra prossegue com um concerto na sexta-feira (25), com a participação da banda Vila Jazz, de Limeira. O repertório será uma homenagem à banda inglesa Pink Floyd.

ACONTECE: A Orquestra Sinfônica de Americana se apresenta nesta sexta-feira, às 20h, no Anfiteatro da Paróquia Bom Jesus. A entrada é gratuita. Rua Vital Brasil, 260, Jardim Girassol

Publicidade