16 de abril de 2024 Atualizado 17:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Orquestra

Isaac Karabtchevsky rege concerto gratuito em SB

Apresentação faz parte de turnê do grupo por 5 cidades paulistas exibindo a qualidade do trabalho realizado em uma das maiores comunidades do Brasil

Por Rodrigo Pereira

31 de agosto de 2019, às 07h57 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h21

Sob regência de um dos maiores maestros do Brasil, Isaac Karabtchevsky, a Orquestra Heliópolis Sinfônica realiza um concerto gratuito com obras de grandes clássicos do repertório erudito, neste sábado, a partir das 19h30, no Teatro Municipal Manoel Lyra, em Santa Bárbara d’Oeste.

A apresentação faz parte de uma turnê promovida pelo Instituto Baccarelli e inclui também as cidades de Santos, Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Valinhos.

Foto: Renato Maia / Divulgação
Apresentação da Orquestra de Heliópolis na Sala São Paulo, na capital paulista, regida pelo maestro Isaac Karabtchevsky

Em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a OHS executará peças de Antônio Carlos Gomes, Giuseppe Verdi, Heitor Villa-Lobos, Joseph-Maurice Ravel e Johann Strauss Jr.

O maestro, que teve como professor o alemão Hans-Joachim Koellreuter, responsável pela formação de uma geração grandes compositores e maestros da música brasileira, como César Guerra-Peixe, Cláudio Santoro, Marlos Nobre e Júlio Medaglia, vê a Orquestra Heliópolis como uma “cereja no bolo” de sua carreira.

Em documentário lançado pela TV Cultura em homenagem aos seus 80 anos, em 2015, contou como viu no grupo a oportunidade de exercer ideais que tinha em relação à juventude brasileira.

“Eu conheço a origem deles, sei qual é o meio que os circunda e não tem nada a ver com o Rubato da baixa Áustria [gesto para se acelerar ou desacelerar ligeiramente o tempo de execução]. Nos três ou quatro primeiros ensaios, eu fazia o gesto do rubato que só os austríacos entendem e eles reproduziam fielmente. Eu pensava: ‘não posso acreditar que um jovem acostumado ao samba, ao forró, de repente tinha essa intuição e a sensibilidade de entender o rubato da Europa Central’. Mas isso acontece. Porque o jovem brasileiro é altamente sensível. O que ele necessita é de um programa que lhe ofereça uma chance, como está sendo feito em Heliópolis”, elogia o maestro.

Acontece: A Orquestra Heliópolis Sinfônica se apresenta neste sábado, a partir das 19h30, no Teatro Municipal Manoel Lyra (Rua João 23, Centro). A entrada é gratuita. Mais informações: (11) 3506-4602.

Publicidade