Instrumento raro protagoniza concerto em Americana

Orquestra de Americana e os solistas Daniel Oliveira e Sérgio Burgani apresentam o chalumeau no Teatro Municipal da cidade


Raro instrumento que antecedeu a clarineta, o chalumeau ganha destaque no concerto que a Orquestra Sinfônica de Americana vai realizar com os solistas Daniel Oliveira e Sérgio Burgani nesta quinta-feira, às 20h, no Teatro Municipal Lulu Benencase, com entrada gratuita. 

Além de Daniel, que é músico do Theatro São Pedro, e Sérgio, que integra a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), o projeto de resgate do chalumeau também envolve Joel Barbosa, professor da Universidade Federal da Bahia, que atualmente está em Portugal. 

Foto: Divulgação
Daniel Oliveira e Sérgio Burgani fizeram minuciosa pesquisa sobre o instrumento, uma espécie de “pai” do clarinete

“O Joel começou a descobrir um repertório gigantesco [para o chalumeau]. Porque antes disso, ele era somente tratado como um instrumento para o qual alguém escreveu uma música ou outra. Mas, por um bom período da história da música, ele foi um instrumento solista, protagonista no seu período, antes de existir a clarineta”, conta Daniel.

O primeiro desafio foi construir chalumeaux com afinação adequada. “Qualquer chalumeau que a gente compre da Europa, eles vão vir com uma afinação de uma orquestra antiga, então você não consegue tocar com uma orquestra moderna como a de Americana”, explica o músico. Deste processo de carpintaria dos instrumentos participou o luthier Odivan Santana.

Para o concerto na cidade, com interpretação de obras barrocas de Georg Philipp Telemann, serão utilizados os modelos de chalumeau contralto e tenor. Após a construção dos instrumentos, o passo seguinte foi editar as partituras. “Todas as partituras desses instrumentos estão em manuscritos. É como se você pegasse um livro muito antigo com uma letra à mão muito ruim que você não conseguisse entender nada. Então foi feita uma digitalização disso, um trabalho de editoração”, conta Daniel.

A última etapa foi definir parcerias para apresentações. O primeiro concerto foi realizado com a Orquestra da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a segunda apresentação será nesta quinta-feira, com a Orquestra Sinfônica de Americana. Também já estão agendadas datas com a orquestra da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e Orquestra Sinfônica da Bahia, no segundo semestre.

“A gente também tem uma proposta mais pedagógica, em que algumas crianças, em Brasília e Goiânia, estão começando a estudar com o chalumeau”, finaliza Daniel.

ACONTECE: O concerto será realizado às 20h desta quinta-feira, no Teatro Municipal Lulu Benencase
(Rua Gonçalves, 696, Jardim Girassol). A entrada é gratuita.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora