18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Música Egípcia

Hossam Ramzy: o legado de um embaixador

Falecido na última semana e com trabalhos ao lado de grandes nomes da música mundial, Hossam Ramzy construiu relação com a dança em Americana

Por Débora de Souza

18 de setembro de 2019, às 08h05 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h21

O maestro e pesquisador da cultura egípcia Hossam Ramzy faleceu no último dia 10, vítima de dois infartos. Conhecido mundialmente como “embaixador da música egípcia”, Ramzy se preparava para uma turnê no Brasil, quando passou teria sentindo um mal estar em São Paulo – dias antes, ele havia ministrado um workshop em Curitiba.

O músico reúne trabalhos com Jimmy Page e Robert Plant (ex-integrantes da banda Led Zeppelin), Phil Torton, Jay-Z, Rick Martin e Shakira, além de assinar a trilha sonora do filme “A Última Tentação de Cristo” (1988) e composto também para o musical animado “O Príncipe do Egito” (1998), entre outros. Em Americana, promoveu workshops de música e dança, em parceria com a Agnis Dance School, de 2011 a 2015.

Foto: Agnis Dance School / Divulgação
Hossam Ramzy faleceu no último dia 10, vítima de dois infartos

Apaixonado pela dança do ventre, Hossam deixou um legado de mais de 30 álbuns dedicados exclusivamente a arte desta dança originalmente egípcia. “Hossam se dedicava a levar a música e a dança tal como ela é, uma expressão artística, desprovida de conotação sexual, do estereótipo ao qual ela [a dança] foi ‘encaixada’. Ele se preocupava em mostrar a dança como algo preciso, algo inerente à cultura egípcia”, comenta a dançarina e professora de dança do ventre Dani Agnis.

Foi Dani quem apresentou a cidade de Americana à família Ramzy em 2011, quando trouxe o primeiro workshop de música e dança egípcia para o Agnis Dance School. Foram dois dias intensos de estudo com dançarinas e músicos da região, encerrados com o show de Hossam e Serena, no Teatro Paulo Autran.

Foto: Agnis Dance School / Divulgação
Hossam se apresenta com dançarinas da Agnis Dance School, durante workshop em Americana

“O teatro estava lotado e, a partir daí, eles vieram para outros workshops e o evento, em Americana, foi tomando volume, com a participação de dançarinas e músicos de todo o país”, conta ela.

Fusões

Hossam Ramzy também ficou conhecido por unir a música egípcia a outros gêneros musicais. “Ele trouxe a música egípcia para a música oriental, misturando estilos e uma maneira tão natural, o rock, o pop, o clássico… Ele era mestre em fazer essa fusão entre os sons sem perder a característica de um deles, por isso, ele era considerado o ‘embaixador’ da cultura egípcia”, ressalta a também a dançarina do ventre e ex-esposa do músico Serena Ramzy.

Serena e Hossam se conheceram em 1996, em São Paulo, e se casaram no ano seguinte. Da união, surgiu o projeto para divulgar a dança do ventre e música egípcia através de workshops e palestras pelo mundo. Se separaram em 2015, mas o músico seguiu com o projeto. O “embaixador” foi cremado e seus restos mortais serão levados até Cairo, sua cidade natal.

Publicidade