Evento em Santa Bárbara homenageia Raul Seixas

Em memória a Raul Seixas, cuja morte está prestes a completar 30 anos, festival reúne seis atrações musicais e conversa com Sylvio Passos


Santa Bárbara d’Oeste entra na rota das homenagens a Raul Seixas no mês em que se completam três décadas de sua morte.

Neste sábado, o Museu da Imigração recebe o evento “Toca Raul – Tributo: 30 anos de Saudade”, das 12h às 22h, com seis atrações musicais, além de um bate-papo com Sylvio Passos, dono do mais famoso fã-clube do cantor e de uma história que se mistura ao ídolo, de quem se tornou amigo íntimo e herdou gravações raras e inéditas.

Foto: Arquivo Pessoal
Sylvio Passos com o amigo e ídolo Raul Seixas no começo dos anos 1980: amizade intensa e confiança

O festival também vai contar com foodtrucks, uma feira literária, espaço kids, feira de artesanato e arrecadação de fundos para a construção da sede do Grupo Escoteiro Uirapuru. A produção é do Rockabilly Day SBO.

No palco, tributos a Ozzy Osbourne, Deep Purple e outras bandas de classic rock, além do grupo autoral HellsKitchen e dois grupos que vão homenagear o Maluco Beleza: banda Projeto Raul e Araújo & Passos. Esse último, uma formação reduzida da Putos BRothers Band, de Sylvio.

O bate-papo, respondendo a dúvidas sobre o ícone do rock nacional, se baseia em um programa que o amigo mantém no YouTube, com o nome “Pergunte ao Carimbador Maluco”. “As perguntas recorrentes são, por exemplo, sobre as questões políticas e religiosas do Raul. Pessoas querem saber se o Raul era ateu ou não, se torcia para algum clube de futebol, qual é a posição política do Raul, o que ele acharia da situação política atual, esse tipo de coisa”, conta Sylvio.

E a oportunidade de microfone aberto é de ouro. O próprio Maluco Beleza chegou a pedir que repórteres perguntassem coisas sobre ele a Sylvio, quando questionado sobre datas e acontecimentos de sua carreira. “Ele sabe melhor de mim que eu mesmo”, afirmava.

A proximidade entre os dois levou o cantor e compositor a confiar ao amigo um acervo que reúne gravações raras, ensaios, aparições em TV, shows, sobras de estúdio, entre outros. Sylvio garante que há muito ainda há ser lançado e programa para este ano colocar no mercado dois LPs – de um show de 1974 e relançamento de um CD de 1998 em vinil. Também planeja uma exposição.

O Raul Seixas Oficial Fã-Clube pode ser acessado em raulsseixas.wordpress.com.

Programação:

12h00 Banda HellsKitchen (Heavy metal)
14h00 Banda Electro Rock (Classic/Rock´n’ Roll)
15h30 Banda Overdozzy (Ozzy Osbourne Cover)
17h00 Banda Speed Kings (Deep Purple Cover)
18h30 Araújo & Passos (homenagem a Raul Seixas)
20h00 Pergunte ao Carimbador Maluco (bate papo com Sylvio Passos)
20h45 Banda Projeto Raul

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora