28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Música

Coral Vocalis faz concerto solidário para terceira idade

Apresentação especial ocorreu no Lar dos Velhinhos de Americana, que está aberto a ações artísticas de voluntários

Por Rodrigo Pereira

11 de junho de 2019, às 07h54 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h31

O Coral Vocalis realizou um concerto solidário no Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo de Americana, no último sábado. A apresentação se soma a outras atrações artísticas levadas aos idosos atendidos no espaço. Entre os objetivos delas, está o estímulo a memória para diminuir a ansiedade dos moradores do local.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Concerto no último sábado animou o dia dos moradores do Lar dos Velhinhos de Americana

A coralista Elaine Gobbo explica que o repertório foi eclético a pedido do público. Cantando em quatro idiomas, os músicos variaram de clássicos como “Gloria”, de Antonio Lucio Vivaldi, e “Tourdion”, de Pierre Attaignant, a conhecidos sucessos da Bossa Nova.

“ Um dos internos, acamado, fez questão de sair da cama para ir assistir. E por causa dele fizemos três ‘bis’. Foi um momento encantador”, conta a coralista.

Assistente social da entidade, Carolina Deiroez explica que a apresentação se soma a outros projetos artísticos levados aos idosos atendidos, como apresentações de dança de escolas, musicoterapia, pintura e contação de histórias.

Em maio, o lar recebeu a apresentação do espetáculo circense “Por Um Fio”, da acrobata Guemera Jorge, que busca estimular lembranças das décadas de 1940 e 50, com números de equilibrismo.

“Estimula a interação social, a fala e a expressão de sentimentos, aspectos cognitivos de memória – que faz eles lembrarem de momentos especiais, de coisas que eles já passaram -, diminui ansiedade, atenção, concentração e reconhecimento”, explica Carolina.

A entidade está aberta a outras apresentações voluntárias e também solicita a doação de mantimentos necessários ao dia a dia. Quem puder, pode doar amido de milho, açúcar, pó de café, leite, chá, bolacha água e sal e maisena. O contato da entidade é (19) 3461-1449 e o endereço é Av. 9 de Julho, 733, São Domingos.

SHOW

Nesta quarta-feira, o Vocalis se apresenta com a Banda Municipal de Americana Monsenhor Nazareno Maggi no “Concerto Noite Italiana”, no Teatro Municipal Lulu Benencase (Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol), a partir das 20h. A entrada é gratuita.

Publicidade