Banda Sinfônica faz concertos desafiadores aos músicos

Objetivo da apresentação é mostrar a importância de obras clássicas que se popularizaram, seja na televisão, no rádio, ou por outros meios


Foto: Divulgação.JPG
Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss faz concertos desafiadores para seus músicos e para o público

A Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss, de Nova Odessa, está com dois concertos na agenda no mês de março que visam instigar tanto seus músicos quanto seu público. Na sexta-feira, a banda realiza o concerto “Clássicos Populares”, no Teatro Municipal Divair Moreira. E adiantando as celebrações religiosas, o grupo apresenta o concerto “Passos de Cristo” em duas sessões: nesta quinta-feira, na Primeira Igreja Batista, e no dia 22, no Teatro Municipal Divair Moreira. Todas as apresentações ocorrem às 20h, com entrada gratuita, sob regência de Márcio Beltrami.

O concerto “Clássicos Populares” será mais didático. O programa é composto por trechos de músicas que as pessoas já ouviram, mas não conhecem direito. O objetivo da apresentação é mostrar a importância de obras clássicas que se popularizaram, seja na televisão, no rádio, ou por outros meios. “Você já ouviu a trilha do desenho do Pernalonga, mas muitas vezes não sabe que está associada à obra ‘O Barbeiro de Sevilha’, de Rossini. A ‘Primavera’, de Vivaldi, ficou famosa por uma propaganda de sabonete. Uma das mais tocadas do mundo em casamentos, a ‘Marcha Nupcial’, faz parte de ‘Sonho de Uma Noite de Verão’ de Mendelssohn”, exemplifica Beltrami.

Também há exemplo de faixas brasileiras que ganharam repercussão e são “desconhecidas” do público. “Teve uma que tocou bastante na última novela da Globo [‘A Lei do Amor’], que é ‘O Trenzinho do Caipira’, de Heitor Villa-Lobos que tem até letra! As pessoas conhecem, mas não sabem sua origem. A abertura de ‘O Guarani’, todo mundo já ouviu porque está na vinheta do programa de rádio ‘A Voz do Brasil’, mas é um trecho da obra de Carlos Gomes”. A novidade da apresentação é o recurso audiovisual. “O concerto será ilustrado com imagens das passagens projetadas em telão. Acho que a imagem no mundo de hoje está incorporada a todos nós”.

Religião. “Passos de Cristo” é uma obra do compositor espanhol Ferran Ferran, que narra a Paixão de Cristo. “Ela foi escrita originalmente para banda sinfônica e conta os passos de Cristo na Terra. No ano passado, nós a apresentamos de forma mais ‘acanhada’. Essa será a segunda vez e ocorrerá em duas edições”, explica Beltrami ao LIBERAL.

A obra espanhola está dividida em três movimentos, “onde o compositor idealizou a criatividade e sonoridade baseando-se em diversos momentos do que se conhece e se tem referência sobre a Paixão de Cristo”, relata o regente. Para ele, a interpretação de “Passos de Cristo” é um grande desafio para os 44 músicos da Banda Municipal de Nova Odessa. “Tendo em vista o grau de dificuldade técnica composicional, que só se consegue apresentar com muita atenção, entrega e dedicação de cada músico”. Além da obra espanhola, será interpretada “Jesus Alegria dos Homens”, uma das composições mais conhecidas de Johann Sebastian Bach.

Locais das apresentações:

Igreja Batista
Fica na Estrada Rodolpho Kivitz, Km 5, no bairro Fazenda Velha.

Teatro Municipal Divair Moreira
Está localizado na Rua do Tamboril, 140, Jardim das Palmeiras.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!