Banda Municipal cria repertório para concertos juninos

Nas apresentações do mês das quermesses, formatos vão de concertos didáticos em escolas a repertórios italiano e junino


Desde apresentações didáticas em escolas a repertórios italiano e junino, a diversidade de formatos marca a programação de concertos da Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi neste mês.

A primeira delas será realizada nesta terça-feira, a partir das 14h, na Escola Estadual Professor Silvino José de Oliveira. “É um concerto didático, onde as crianças poderão ouvir a banda como um todo e ouvir instrumentos em separados. A gente explica sobre cada instrumento. Esse é o conceito”, explica o maestro Jair dos Santos.

Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana
Banda Municipal tem série de concertos com diferentes repertórios no decorrer do mês de junho

O mesmo formato de apresentação interativa será realizado na sexta-feira, no Ciep Professora Oniva de Moura Brizola. “A gente sempre realizou esses concertos nas escolas, onde os alunos podem ter mais acesso ao instrumento individual. Por exemplo: a gente apresenta para eles a flauta, o saxofone, tudo em separado, e eles vão ouvir o som daquele instrumento”, acrescenta o regente.

Já no Caic Professor Sylvino Chinellato, dia 8, o concerto ocorre em uma festa junina da comunidade. “E aí vamos com um repertório voltado a esse tipo de festa. Esse repertório será realizado no Caic e no Carioba, no dia 23”, conta Jair, em referência à apresentação que também vão realizar na tradicional Festa de Carioba, na Igreja São João Baptista.

Por fim, no dia 12, haverá o concerto na Noite Italiana, no Teatro Municipal Lulu Benencase, com participação especial do Coral Vocalis. Uma exibição tradicional da Banda Municipal, o concerto marca o Dia do Imigrante Italiano, celebrado no último domingo (dia 2 de junho).

“Sempre no mês de junho, todo ano a gente faz esse concerto e a banda convida vários artistas. Já fizemos com Vocalis, InCantus, Corda Coral e esse ano faremos com o Vocalis. Estaremos fazendo um repertório totalmente italiano, voltado para a comunidade italiana”, conclui o maestro.

Confira a programação:

Dia 04 às 14h
Concerto Didático
Local: E.E. Profº. Silvino José de Oliveira

Dia 7 às 19h30
Concerto Didático
Local: Ciep Profª. Oniva de Moura Brizola

Dia 8 às 15h
Festa Junina
Local: Caic Profº. Sylvino Chinellato

Dia 12 às 20h
Noite Italiana
Local: Teatro Municipal Lulu Benencase

Dia 23 às 17h
Festa de Carioba
Local: Igreja São João Baptista

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora