‘Baile Charme’ acontece pela 1ª vez em Americana

Famoso nas capitais carioca e paulista desde a década de 1970, evento toma conta da Praça Comendador Müller nesta tarde de sábado


Sem espaço para curtir uma boa música e dançar e, principalmente sem grana suficiente para frequentar os grandes bailes realizados nos anos 1960 e 70, os jovens da periferia carioca deram início ao movimento cultural que ficou conhecido como “Baile Charme”. A ideia era reunir os amigos para dançar e curtir.

“O movimento nasceu na região do Viaduto de Madureira, no Rio, onde eles se reuniam em dias de chuva. Foi nesses bailes que nasceu o famoso ‘passinho’, que faz parte da cultura da periferia e hoje reproduzido por jovens das mais diversas classes sociais”, comenta o produtor cultural, Ronaldo Britto.

Foto: Divulgação
Mauro Rocha ministra oficina de “passinhos” nesta tarde de sábado, na região centro

O Baile Charme caiu no gosto de cariocas e paulistanos e, pela primeira vez, será realizado em Americana, neste sábado, marcando o encerramento da Semana da Consciência Negra, promovida de 20 a 23 de novembro. O evento é uma realização da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Americana), em parceria com a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) e o apoio dos voluntários da Igreja Bola de Neve de Americana.

A programação tem início às 10h, na Praça Comendador Müller, com contação de histórias e gincana com brincadeiras de ruas. A programação musical começa às 13h, com o Grupo Ressurreição. Se apresentam também o grupo Samba de Sião, Samba Amizade Prevalece, Amigos do Flashback, DJ Jaff Jay, Hip-Hop Connection e DJ Fião.

Dança é o que não vai faltar com a presença do pessoal do Zumba Black, Grupo Profº Dance, além de uma oficina de Samba Rock com o professor Mauro Rocha, às 15h, aberta para a participação de toda a população (com ou sem experiência em dança).

Programação:

13h: Grupo Ressurreição
13h40: Capoeira Moriá
14h: Grupo Samba de Sião
15h: Oficina de Samba Rock
15h30: Hip-Hop Connection
15h40: Zumba Black
16h: Grupo Samba Amizade Prevalece
17h15: Amigos do Flash Back
17h30: Grupo Prof° Dance
18h às 22h: DJ Jaff Jay
*Intervalos com música de DJ Fião

ACONTECE: O Baile Charme Americana 2019 acontece neste sábado, das 10h às 22h, na Praça Comendador Müller, e tem entrada gratuita. Rua Rui Barbosa, 182, Centro

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora