16 de abril de 2024 Atualizado 18:26

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura

Motivos para aprender um instrumento na quarentena

Ao se dedicar ao aprendizado, o estudante aguça a mente para atividades que exigem rapidez e concentração

Por Isabella Holouka

08 de agosto de 2020, às 14h10 • Última atualização em 09 de agosto de 2020, às 08h35

O período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) pode ser aproveitado para a aprendizagem de um instrumento musical. A atividade auxilia o desenvolvimento de raciocínio lógico e também contribui para a inteligência emocional.

Ao se dedicar ao aprendizado de instrumentos de cordas, sopro ou percussão o estudante aguça a mente para desenvolver atividades complexas, que exigem rapidez e concentração.

Além disso, neste período de quarentena, diversos professores ou escolas de música intensificaram a presença digital, disponibilizando videoaulas sobre teoria ou prática musical pelas redes sociais, especialmente no YouTube.

Pensando nisso, o psicólogo educacional Augusto Jimenez apontou cinco motivos para aprender um instrumento musical durante a quarentena.

Professores intensificaram a presença digital, disponibilizando videoaulas no período de quarentena – Foto: Adobe Stock

Memorização
Quando você está aprendendo a tocar um instrumento, além de memorizar a música, o ritmo e a letra, você também precisa memorizar os movimentos. Isso traz um estímulo ao cérebro que proporciona a memorização mais rápida, que é importante no dia a dia e traz mais assertividade profissional.

Organização
Professores argumentam que inicialmente é necessário pelo menos 30 minutos de prática todos os dias, para ter a capacidade de memorização estimulada sem se sobrecarregar. Para que isso seja possível, é preciso organizar a rotina. Ser organizado também é importante para um bom desenvolvimento profissional, pois pode facilitar as relações profissionais ou pessoais.

Aprendizado
Ao aprender a tocar um instrumento, as áreas cerebrais ligadas à assimilação de conteúdos que exigem raciocínio lógico e concentração são estimuladas. São duas áreas estimuladas responsáveis por habilidades linguísticas e a capacidade de resolver problemas cotidianos. A atividade também facilita o tráfego de informações do lado direito (responsável pela emoção e criatividade), e do lado esquerdo (responsável pelo raciocínio lógico) do cérebro. Logo, entender e falar outra língua, por exemplo, pode ser mais fácil se você estudar música.

Socialização
O instrumento musical possibilita a interação e a socialização, ajudando na superação da timidez. Mesmo em quarentena é possível trocar experiências online, pelas redes sociais. A capacidade de socialização é uma das características mais procuradas no mercado de trabalho.

Persistência
Para se aprender a tocar algum instrumento é necessário saber lidar com frustrações, ter persistência e manter o foco no objetivo final. Por mais que pareça difícil no começo, as pequenas conquistas também servem como estímulos e trazem felicidade. A persistência é uma habilidade importante porque a vida é repleta de obstáculos, e muitas vezes não adianta se desesperar ou querer tudo de uma só vez.

Publicidade