16 de abril de 2024 Atualizado 18:14

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

No Tivoli

Mostra reúne fotografias e relatos de mulheres com câncer

Realizada pela Unicoo e Unimed como uma ação da campanha Outubro Rosa, a mostra pode ser vista gratuitamente no Tivoli Shopping

Por Rodrigo Pereira

08 de outubro de 2019, às 07h47

Apresentando a trajetória de empoderamento de pacientes da Oncologia da Unimed em tratamento de câncer, a exposição de fotos “Mulheres Reais: Um Olhar Para Si” foi aberta à visitação nesta segunda-feira, no Tivoli Shopping, em Santa Bárbara d’Oeste. Realizada pela Unicoo e Unimed como uma ação da campanha Outubro Rosa, a mostra pode ser vista gratuitamente na entrada principal do centro de compra, em frente à loja Riachuelo, até o dia 30.

A exposição traz 19 fotos e relatos de pacientes que compõem o grupo “Mulheres Reais”. Criado em 2017, ele conta com suporte de uma equipe composta por profissionais como médicos, psicólogos, nutricionistas, entre outros.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal.JPG
Realizada pela Unicoo e Unimed como uma ação da campanha Outubro Rosa, a mostra pode ser vista gratuitamente

“Ele veio justamente para que fosse uma rede de apoio para essas pacientes e que elas tivessem em um lugar de descontração, de apoio, de informação, porque a partir do diagnóstico existem muitas incertezas, muitos medos”, conta a psicóloga Priscila Vendramini, uma das condutoras da equipe.

Entre as ações realizadas, estão atividades ao ar livre, como yoga e esportes. “A ideia é estreitar o vínculo entre essas pacientes e trazer informação, autocuidado. A ideia do grupo surgiu a partir disso, trazer um atendimento humanizado”, acrescenta. Os encontros são quinzenais e, entre os benefícios, Priscila cita estreitamento de vínculo entre as pacientes, resgate de autocuidado, de autoestima e descoberta de novas prioridades.

“A exposição já é uma programação anual do grupo nesses dois anos. Fizemos outras exposições, ensaios fotográficos, mas foi a primeira vez que saiu do hospital”, completa a psicóloga.

Nos depoimentos dispostos, há mensagens de motivação, relatos de histórias pessoais e até orientações mais específicas sobre sintomas.

“Apesar do Outubro Rosa trazer muito à mente o câncer de mama, eu coloquei [no depoimento] que o meu não é câncer de mama, é linfoma de Hodgkin. Pelo menos eu pouco vejo, pouco escuto sobre essa doença. Então, eu fiz questão de colocar sobre ele, que também é um câncer no sistema linfático. Então, eu acho bacana a gente frisar também esse tipo de câncer, que vem muito despercebido, não tem um autoexame, vem do nada”, conta a contadora Erica Denadai Fonseca, de 43 anos, que está no final de seu tratamento e diz não “ter dúvidas” sobre sua cura.

Professora de Ensino Fundamental, Katia Raquel Ferreira Soriano, de 41 anos, já superou a doença, após 16 quimioterapias, radioterapia e cirurgia e conta em seu depoimento na exposição sobre a prevenção e que as pessoas precisam se amar e “buscar a saúde, não a doença”. Para ela, a mostra é um símbolo de superação e gratidão. “Alegria de estar aqui viva e passar isso para outras pessoas que estão buscando diagnóstico ou com medo de fazer o autoexame. Todas são guerreiras”, finaliza.

Acontece: A exposição “Mulheres Reais: Um Olhar Para Si” está aberta a visitação gratuita até o dia 31 na entrada principal do Tivoli Shopping (Rua do Ósmio, 699, Jardim Mollon, Santa Bárbara d’Oeste). O espaço funciona de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h às 22h.

Publicidade