25 de abril de 2024 Atualizado 09:33

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Em Piracicaba

Mostra multimídia sobre desenvolvimento do Brasil é atração no feriado

Público pode se divertir com óculos de realidade virtual, painéis eletrônicos e brincadeiras pedagógicas na Esalq

Por Maíra Torres

14 de novembro de 2019, às 09h34

O Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, da Esalq, vai realizar nesta sexta-feira (15) a exposição INTEGRA, uma mostra interativa multimídia que conta a história do desenvolvimento do Brasil. O espaço fica aberto das 13h às 17h, no prédio próximo ao Pavilhão de Engenharia, em Piracicaba.

Foto: Divulgação
Exposição será das 13h às 17h neste feriado

A exposição estará dividida entre cinco núcleos de desenvolvimento nacional, dos setores de agricultura, construção, energia, mineração e transporte. A intenção é apresentar um histórico das perspectivas de desenvolvimento de cada área.

O visitante terá um espaço de 300 metros quadrados para conferir vídeos, maquetes, painéis explicativos e eletrônicos e um jogo multiplayer. Óculos de realidade virtual permitem a simulação do comando de máquinas utilizadas na construção e produção de diversos setores do desenvolvimento.

Confira as atrações por setor:

Agricultura

No espaço reservado ao tema, o visitante confere um painel interativo no qual é possível escolher um produto e saber o que mudou em seu cultivo com o passar dos anos.

Nesta seção, denominada Campo, o público descobre como a agricultura de precisão faz uso de novas tecnologias para aumentar a produtividades e sustentabilidade dos cultivos.

Construção

Soluções viáveis e novas tecnologias para deixar as cidades mais amigáveis, seguras e sustentáveis estão presentes na seção, chamada Habitat. O público ainda pode participar de um jogo multiplayer sobre as relações entre infraestrutura, construção e consolidação das cidades. O objetivo é mostrar como as novas tecnologias podem ser transformadoras e benéficas à sociedade.

Energia

Iluminada a partir de painéis fotovoltaicos aparentes, a seção de Energia apresenta informações sobre o consumo, fontes com potencial para exploração e redes elétricas inteligentes. Este setor ilustra cada uma das fontes de energia em uma maquete interativa, que demonstra o funcionamento dessas matrizes.

Mineração

Os fluxos de minério no Brasil e no mundo, a evolução da produção logística e o funcionamento de uma mina autônoma, que necessita de pouca interferência humana, estão presentes na seção Mineração.

Transporte

A principal atração da seção é um painel interativo, projetado no chão, com toda a malha viária brasileira, no qual o público confere a evolução e a previsão para o futuro de diversas vias de transporte, como rodovias, ferrovias e hidrovias. O núcleo recebe o nome de Fluxos e ainda traz outras informações sobre o tema.

SERVIÇO

Integra: a cultura de um povo, o desenvolvimento de um país

De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h e aos domingos das 13h às 17h

Até 06/12

Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, prédio próximo ao Pavilhão de Engenharia)

Informações pelo telefone (19) 3429-4305

Publicidade