17 de abril de 2024 Atualizado 22:30

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

2ª temporada

Série traz mistura de realidade e ficção da saúde pública

Em meio à pandemia de Covid-19, Universal TV estreia nova temporada de “Unidade Básica”

Por TV Press

03 de maio de 2020, às 10h52 • Última atualização em 03 de maio de 2020, às 10h54

A saúde pública ganhou os holofotes nas últimas semanas com o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Não à toa, debates sobre o baixo investimento de verbas e sucateamento do SUS – Sistema Único de Saúde – foram constantemente levantados.

A partir de hoje, dia 3, o Universal TV mistura ficção e realidade sobre a saúde com a estreia da segunda temporada de “Unidade Básica”. A série retrata o cotidiano e as dificuldades da saúde pública no Brasil.

A produção é protagonizada por Caco Ciocler, que interpreta Dr. Paulo, um médico de família experiente – Foto: Divulgação / Universal TV

“Estamos vivendo um momento único e doloroso. A pandemia do Covid-19 escancarou os problemas enfrentados pelos profissionais de saúde e a importância do SUS na vida dos brasileiros. Nossa estreia coincide com esses tempos de incertezas, mas de profunda gratidão aos médicos, enfermeiros, agentes comunitários e todos que estão na linha de frente na luta pelas vidas”, explica Caroline Fioratti, que assina a direção geral do projeto.

A produção é protagonizada por Caco Ciocler, que interpreta Dr. Paulo, um médico de família experiente, completamente envolvido nos casos e histórias de seus pacientes, no cotidiano de uma Unidade Básica de Saúde, porta de entrada do SUS no País. A nova leva de episódio abordará temas, como diagnósticos imediatistas, corporativismo e feminicídio.

EXPECTATIVAS
“As minhas expectativas já eram imensas para essa estreia. Nós tivemos feedbacks muito interessantes na primeira temporada. Fico feliz, por exemplo, de saber que a série está sendo objeto de estudo para profissionais de saúde e universidades. Os temas da segunda temporada são muito complexos, dialogam com a realidade brasileira e levantam questões e problemáticas bem profundas e corajosas”, explica Ciocler, que acredita no poder da série de comunicar ao público sobre os bastidores das Unidades Básicas de Saúde.

“Atualmente, essas unidades viraram o foco de atenção. Eu acho que foi uma feliz coincidência dramatúrgica, embora seja uma infeliz coincidência histórica”, completa.

“Unidade Básica” – estreia domingo, dia 3 de maio, no Universal TV.

Acúmulo de funções

Além de protagonizar a série, Caco Ciocler também acumulou a função de diretor. Ele esteve à frente de dois episódios. Anteriormente, o ator já havia dirigido dois documentários, mas buscava uma chance em produções de ficção também.

“Achei que seria no cinema, mas fico feliz que tenha sido em uma série que eu já amava as pessoas, os personagens e tinha um entendimento de dentro, como ator. Então, foi muito interessante essa passada para um universo que eu já tinha vivido tão intimamente”, valoriza.

Para assumir a direção dos episódios, Ciocler precisou de um ator substituto, pois não tinha tempo de se ver. “Para mim foi um grande aprendizado, que me fez ter uma compreensão do todo, que eu jamais poderia sonhar em ter quando fiz a primeira temporada”, afirma.

Produzida pela Gullane e criada por Newton Cannito e as irmãs Helena e Ana Petta, a produção também conta com Vinícius de Oliveira e a Carlota Joaquina no elenco. Além disso, Fabiana Gugli, Lina Mello e Gabriel Calamari participaram da nova temporada.

“‘Unidade Básica’ é uma série brasileira super relevante e extremamente atual, porque mostra nossos grandes profissionais da saúde pública, em meio aos seus desafios, seus dramas, suas conquistas diárias e as relações potentes e profundas que estabelecem com as comunidades nas quais atuam”, ressalta o produtor Caio Gullane.

Publicidade