19 de abril de 2024 Atualizado 22:42

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Literatura

Viviane Mosé faz encontro com leitores de Americana

Bate-papo com autora de livros como “A Espécie Que Sabe” e “Nietzsche Hoje” aborda nascimento do modelo de razão

Por Rodrigo Pereira

12 de julho de 2019, às 08h03 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h11

O ser humano é a espécie que pensa, que cria e que constrói, e tem consciência dessa sua condição de ser pensante. Contudo, o mesmo ser humano que é capaz da beleza e da criação também é capaz do horror e da destruição. Afinal, que sabedoria é essa? Que ser humano é esse?

Esses são alguns dos pontos de partida do bate-papo que a poeta, filósofa, psicóloga e psicanalista Viviane Mosé vai realizar com leitores em Americana, nesta sexta-feira, a partir das 19h30, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, com entrada gratuita. Na pauta, livros da autora como “A Espécie Que Sabe” e “Nietzsche Hoje”. 

Foto: Divulgação
Autora de livros de sucesso Viviane também é presença forte na TV

O evento, que também terá sessão de autógrafos de suas obras, tem realização da editora Vozes e Paróquia Nossa Senhora do Carmo. O apoio é da Livraria Catedral.

Mestre e doutora em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Viviane tem conquistado espaço na mídia com participações em programas como Encontro Com Fátima Bernardes, Café Filosófico e o Liberdade de Expressão, da Rádio CBN. 

No encontro de Americana, partindo do surgimento do homo sapiens até os dias atuais, a autora busca refletir sobre o modo como o ser humano foi se construindo como um ser racional. Quem somos? Como nos tornamos o que somos? Por que chegamos até aqui? Uma de suas principais influências para tais reflexões é a obra do alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900).

“Ele foi considerado muito pessimista porque ele previu que a gente entraria em uma crise grave como a gente está entrando. Então, ao ler o Nietzsche, que no final do século 19 previu a pós-verdade, a crise da verdade, a relativização do saber, a sociedade do conhecimento, a gente pode utilizar esse pensamento para encontrar saída”, explica a filósofa.

ACONTECE: O bate-papo com Viviane Mosé vai ocorrer a partir das 19h30 desta sexta-feira na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada na Rua Professor Miguel Couto, 328, na Vila Cordenonsi. A entrada é gratuita.

Publicidade