24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Literatura

Escritora Silvia Delázari lança ‘Doce Encontro & Fantasia’

Jovem contadora de histórias e booktuber vira personagem do novo livro da escritora, que será lançado neste sábado na Livraria Gostinho de Leitura

Por Valéria Barreira

22 de novembro de 2019, às 08h01 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h10

O mundo real e o imaginário se encontram no novo livro da escritora Silvia Delázari. A obra “Doce Encontro & Fantasia”, com ilustrações de Cecília Murgel, é uma produção independente e será lançada neste sábado, a partir das 10h, na Livraria Gostinho de Leitura. À tarde, das 15h às 17h, a autora estará na Praça Malala, no bairro Frezarim, para um bate-papo com os leitores.

Uma das três personagens retratadas pelo livro é a booktuber e contadora de histórias, Allysa Tomiyama. A menina de 12 anos aparece no livro como ela mesma. Uma incentivadora da leitura. Tudo a ver com a proposta da obra. Segundo a autora, “Doce Encontro e Fantasia” aborda a descoberta do universo dos livros e do prazer que eles proporcionam.

Foto: Maíra Torres / O Liberal
A escritora Silvia Delázari e a jovem Allysa Tomiyama em entrevista nos estúdios da rádio FM Gold (94,7 FM)

Além de Allysa, outras personagens são a menina Aninha e a velha Cora, uma doceira inspirada na poetisa goiana Cora Coralina. Aninha é movida pela curiosidade. Ela conhece Cora, uma velha doceira que escreve versos e conta histórias. As duas se tornam amigas e entre um doce e outro, a menina descobre o mundo da leitura.

“O livro fala justamente disso, do ingresso no universo dos livros e isso se dá pelas mãos da Cora. A obra é uma homenagem à Cora Coralina e também à Alyssa. Através do seu projeto, ela vem conseguindo fomentar o despertar da leitura”, diz a autora. Silvia conheceu a pequena contadora de histórias em 2016, após ser entrevistada por ela para o seu canal no YouTube.

Um ano depois, após vê-la numa roda de histórias na Praça do Tio Gaga, de laço amarelo na cabeça, saia estampada e avental branco, teve a inspiração de escrever um livro sobre a descoberta da leitura. A menina mantém o projeto “Allyssa e a Magia da Leitura” e as duas já participaram juntas em eventos de contação de histórias e visitas em escolas.

Para a menina, passar de leitora a personagem de livro é algo difícil de descrever. “É tão maravilhoso que não tenho palavras para falar como estou feliz. Estar num livro da Silvia e ao lado de uma personagem que homenageia a Cora Coralina, é algo que nunca imaginei”, comemora Allyssa. Ela conta que desde pequena foi incentivada a gostar de leitura. Cresceu vendo a mãe e a avó lendo muitos livros e acabou motivada pela família a passar o gosto adiante.

Aos 8 anos criou o projeto e desde então vem usando suas redes sociais para divulgar o universo da literatura. Recentemente, participou de um episódio do programa “Quintal da Cultura”, na TV Cultura, contando a história “A Menina da Cabeça Quadrada”, da escritora Emília Nuñez. Apesar da pouca idade, ela já tem certeza do que quer no futuro. “Os livros mudam as pessoas para melhor. É isso que eu quero. Ser escritora e mudar o mundo”.

ACONTECE: Lançamento do livro “Doce Encontro & Fantasia” será neste sábado, a partir das 10h, na Livraria Gostinho de Leitura. O livro tem 32 páginas e estará à venda pelo preço de R$ 39,90 nas livrarias. A Livraria Gostinho de Leitura fica na Rua Florindo Cibin, 327, Centro. Mais informações sobre a obra pelo e-mail silviareginadf@gmail.com.

Publicidade