25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Adonis

Projeto origina livro com textos de estudantes do interior

Iniciativa de incentivo à leitura e escrita nasce com visita à empresa, passa pela sala de aula e termina em publicação da obra

Por Rodrigo Pereira

25 de agosto de 2019, às 08h22 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h11

Foto: Divulgação
Lançamento da obra aconteceu no último dia 3 de agosto na Unisal com os alunosescritores

“Como nasce um livro?” A Gráfica e Editora Adonis vem respondendo a esta pergunta desde 2005 com um projeto que leva como nome essa indagação e se tornou uma das maiores iniciativas de incentivo à leitura e escrita da América Latina. Através dele, nasceu o “Letra Viva”, no qual estudantes podem ter textos de sua autoria publicados em livro.

Neste ano, o “Letra Viva” chegou à 9ª edição, reunindo em uma publicação 128 textos selecionados de crianças de 6 a 12 anos, de Jaú, Leme, Artur Nogueira, Rio Claro, Campinas, Americana, Cordeirópolis e Hortolândia. O lançamento do livro ocorreu no último dia 3 de agosto, em duas sessões no Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo). Em Americana, houve estudantes selecionados da Politec, Antares, Sesi, Nids, APAM, CRAS e Dom Bosco.

Editora e responsável pelos projetos gráficos, Paula Leite explica que o “Como Nasce Um Livro?” tem como objetivo incentivar a leitura e escrita em alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental por meio de uma visita guiada pela Gráfica e Editora Adonis, que tem direção administrativa de Magali Berggren Comelato e foi fundada por sua mãe, Marilene Comelato.

“Em um ambiente lúdico e envolvente as crianças conhecem, durante três horas, todo o processo de criação e publicação de um livro, vendo exatamente cada detalhe e etapas do processo, além de poderem participar da edição e publicação de um livro contendo textos escritos por eles mesmos”, detalha.

Os agendamentos são feitos por telefone (19) 3471-5608 ou email.

Ao final do passeio, os visitantes são convidados a escrever e enviar as suas histórias ou desenhos por meio de uma carta-resposta. O tema sugerido é livre e os professores podem trabalhá-lo em sala de aula de acordo com o que os alunos estão aprendendo.

Dentre os mais de 1.500 alunos que enviaram produções em 2018, nasceu o livro “Letra Viva”, com 128 alunos selecionados entre textos e ilustrações. Uma equipe da pedagogia do Unisal de Americana é responsável por analisar e selecionar todos os textos. “Recebemos um feedback bem positivo de pais, professores e alunos que visitaram o projeto e participaram do ‘Letra Viva’”, acrescenta Paula.

O livro está à venda na loja da Editora Adonis (Rua Florindo Cibin, 329, ao lado da Marina Flores) e também na Amazon (amazon.com.br). O valor é R$ 45 (cada criança selecionada e escola ganharam um livro no palco no dia do evento).

Publicidade