Premiada escritora do interior paulista lança novo livro – O Liberal

Premiada escritora do interior paulista lança novo livro

Helena Andrade lança “Por Um Novo Olhar”, que fala de uma mulher em busca de si mesma após ser diagnosticada com uma doença e separar-se do marido


Qual a diferença entre viver e sobreviver? O livro “Por Um Novo Olhar”, da escritora Helena Andrade, traz uma protagonista que parte dessa pergunta para dar início a uma jornada de autoconhecimento. A autora, que mora em Valinhos e foi premiada com o Troféu Mulheres Notáveis – Cecília Meireles em 2015, conversou com o LIBERAL sobre sua nova obra.

“Por Um Novo Olhar” conta a história da protagonista Marina a partir de situações-limite. No meio de um casamento em crise, ela decide não contar ao marido sobre o câncer que acabou de descobrir. Ao mesmo tempo, torce para que uma viagem planejada em conjunto possa reatar os laços do relacionamento. Contudo, Marina é surpreendida pelo rompimento do casamento.

Foto: Divulgação
Autora se inspirou em depoimentos reais de mulheres que sofreram fortes traumas e passaram a lançar um novo olhar sobre a vida

Com a perspectiva de iniciar um tratamento sozinha, ela se vê diante do dilema entre começar a quimioterapia imediatamente ou aproveitar a viagem já programada para Portugal, onde mora uma amiga. A protagonista decide embarcar e nessa experiência vive um processo de redescoberta de si mesma.

A autora contou que a inspiração para a história ocorreu a partir de vários relatos de mulheres que sofreram algum choque e passaram a lançar um novo olhar para a vida, questionando escolhas e comportamentos.

“Vejo pessoas vivendo vidas impostas pela sociedade, conduzindo a própria vida com medo, insegurança, baixa autoestima, e às vezes vem o impacto de alguma situação que te faz repensar os caminhos que está seguindo. A gente sempre tem que acreditar que existem novas possibilidades, que a vida não é só o que a gente está passando naquele momento. Quando você se dispõe a uma viagem, a ir a outro local, você está se permitindo trilhar novos caminhos”, contou a escritora.

Apesar de focar no arco dramático de Marina, o livro também conta a história de vida da amiga que mora em Portugal e também da mãe da protagonista, que morreu de câncer quando a personagem principal tinha apenas quatro anos.

Sem entregar a trama, a autora dá pistas de outros elementos importantes da história, como orientação sexual, igualdade racial e o trabalho realizado pelo projeto Médicos Sem Fronteiras. O livro pode ser encontrado em ebook na Amazon por R$ 8,99, e a partir de fevereiro será lançado em formato físico.

Trajetória

Helena Andrade é autora de sete livros publicados, dentre eles “Simplesmente Amor”, que em 2017 concorreu aos prêmios Jabuti e Oceanos. A escritora venceu o Troféu Mulheres Notáveis – Cecília Meireles, na cidade de Itabira, em Minas Gerais, por seu engajamento na organização de eventos literários.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora