28 de março de 2024 Atualizado 18:57

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Lançamento

Palestrante gago relata luta contra bullying em livro

Obra está sendo relançada pela Editora Ideias e Letras e traz a história de superação do escritor chileno Claudio Ramirez

Por Valéria Barreira

04 de dezembro de 2019, às 07h45 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h10

O chileno Claudio Ramirez chegou ao Brasil há 44 anos, quando ainda era um pré-adolescente. Na época, aos 12 anos, teve que encarar a barreira do idioma duplamente. Ramirez é gago e o bullying sofrido nos anos seguintes está descrito no livro “Bullying – Eu Sobrevivi”, que está sendo relançado pela Editora Ideias e Letras.

Foto: Arquivo Pessoal
Claudio quer que as pessoas tratem o bullying como algo sério

Formado em Educação Física, com pós-graduação em Recursos Humanos, hoje ele é professor de relações interpessoais e se dedica a fazer palestras e treinamentos na área. Morando há dez anos em Americana, Ramirez diz que seu objetivo ao escrever o livro foi contar sua história e assim ajudar outras pessoas que sofrem algum tipo de bullying a lidar com o problema.

“Compartilho minha experiência pessoal e tento passar às pessoas como eu superei o bullying. Muito se fala sobre esse tema, mas pouco se faz. Infelizmente, ainda há muitas pessoas sendo alvo de piadas”. O professor usa o próprio exemplo para ajudar os leitores. “Narro a minha história e assim mostro que é possível superar e dar a volta por cima. Sou gago, professor e palestrante”, destaca.

Com a sua obra, o escritor quer falar também aos pais, professores, profissionais da educação, empregadores e todas as pessoas que buscam a boa comunicação e sucesso nos relacionamentos. “Minha expectativa com esse livro é ter a oportunidade de falar com todos que podem ajudar uma vítima de bullying, inclusive o velado, que acontece muito nos ambientes de trabalho e acaba levando o trabalhador a pedir demissão”.

Ramirez defende a motivação como instrumento de superação que pode ser usado inclusive contra o bullying. O livro onde aborda o assunto é o segundo escrito por ele. O professor também é autor da obra “Que Imagem Você Quer Ter?”, que trata de relações interpressoais, liderança e formação de equipes.

Os interessados em adquirir o livro “Bullying – Eu Sobrevivi”, de Claudio Ramirez, podem entrar em contato com o autor através do site www.claudioramirez.com.br ou pelo WhatsApp 98398-7946.

Publicidade