24 de abril de 2024 Atualizado 15:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Em Americana

Oficina ensina técnicas de contação de histórias para crianças

Novidade voltada aos pequenos será ministrada pela contadora Vanessa Aranha Morimoto na Biblioteca Municipal, no sábado

Por Valéria Barreira

23 de janeiro de 2020, às 07h59 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h10

Elas estão acostumadas a ouvir, mas desta vez aprenderão também a contar histórias. Crianças a partir de 7 anos podem participar da oficina “Contação de Histórias Para Gente Miúda” que acontece neste sábado na Biblioteca Municipal de Americana. São 25 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3461-9157.

“Será uma manhã incrível no mundo da imaginação”, avisa Vanessa Aranha Morimoto, coordenadora do projeto “Como Nasce Um Livro?” na Editora Adonis e contadora de histórias há 15 anos.

Foto: Acervo / Editora Adonis
Em suas apresentações, Vanessa ouviu das próprias crianças sobre o desejo de contarem histórias

Vanessa também trabalha formando novos contadores. Acostumada a fazer oficinas para adultos, a profissional informa que será a primeira vez que o projeto acontece para o público infantil.

Ela explica que a proposta de uma oficina para crianças nasceu em dezembro passado durante uma contação de histórias na biblioteca de Americana. “Algumas crianças manifestaram o desejo de contar histórias e no final da apresentação uma família sugeriu a ideia”, detalha.

A reação da contadora foi imediata. “Topei imediatamente, pois a história é o meu combustível de vida. Eu acredito no poder transformador da leitura e ver as crianças envolvidas neste mundo literário é fabuloso!”, ressalta.

Memorização. Segundo Vanessa, a idade mínima de 7 anos para os participantes é obrigatória porque as crianças precisam saber ler. Na aula, os pequenos aprenderão técnicas que ela utiliza nas contações
de histórias.

“Também vou abordar como memorizar e quais recursos podemos utilizar. Além disso, vamos explorar o corpo brincante de cada criança, fazendo um resgate da cultura da infância”, detalha.

Na avaliação de Vanessa, a oficina trará uma série de benefícios aos participantes. “Acredito que vai estimular ainda mais o gosto pela leitura e a expressão corporal. A imaginação da criança também ficará mais aguçada e irá contribuir com o processo de criação de textos”.

Acontece: A oficina “Contação de Histórias Para Gente Miúda” acontece neste sábado, das 9h30 às 12h, na Biblioteca Municipal de Americana > Praça Comendador Muller, Centro. Mais informações pelo telefone 3461-9157.

Publicidade